Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 09 de agosto de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 08/08/2020
Pmmc Mutirão da Catarata
PMMC ECOTIETÊ
PMMC  VACINAÇÃO - SARAMPO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Mais de 2,3 mil mesários devem ser convocados em Suzano

Mudança foi regulamentada pelo TRE-SP por meio da Resolução 493/2020 e aprovada em sessão judiciária no mês passado

Por Carolina Rocha - de Suzano18 JUL 2020 - 19h00
Mais de 2,3 mil devem ser convocadosFoto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Mais de 2,3 mil mesários devem ser convocados para as eleições municipais deste ano em Suzano, de acordo com a estimativa do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Pela primeira vez, a convocação de mesários será realizada por e-mail e também pelo Whatsapp.
 
A mudança foi regulamentada pelo TRE-SP por meio da Resolução 493/2020, aprovada em sessão judiciária no mês passado, e será implantada nessas eleições. De acordo com o Tribunal, os cartórios têm até o dia 16 de setembro para convocar os cidadãos que atuarão como mesários, auxiliares do juízo, escrutinadores (apuradores de voto) e como parte da equipe de apoio logístico, no primeiro e segundo turnos, nos municípios em que houver uma segunda ida às urnas.
 
Para que a convocação de forma online seja válida, o destinatário deverá confirmar o recebimento da mensagem em até três dias úteis, conforme descrito na resolução. Cada cartório ficará responsável pelo procedimento, que será realizado através dos canais oficias e perfis institucionais criados conforme a orientação da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) do Tribunal. 
 
Ainda de acordo com o TRE-SP, a prioridade é de que o procedimento seja feito completamente online, de forma que dispense o comparecimento obrigatório dos convocados até o cartório eleitoral. Entretanto, o envio de correspondência ainda poderá ocorrer, isso somente se as tentativas de contato por meio eletrônico forem frustradas.
 
Segundo a resolução, as novas medidas contribuem para efetivar os princípios da eficiência, celeridade e economicidade. A norma ainda está de acordo com a Agenda Global 2030 definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), que prevê o desenvolvimento sustentável e foi adotada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, a convocação online também está alinhada com o aperfeiçoamento da gestão de custos previsto no Plano Estratégico 2016-2021 do TRE-SP.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias