Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ
SOUZA ARAUJO

Mais de quatro mil pessoas serão convocadas para eleições municipais

08 JUN 2016 - 08h00

Ao menos 4.246 pessoas serão convocadas para atuar nas eleições deste ano, em Suzano. As cartas de convocação serão enviadas até o dia 27 deste mês. Após a confirmação dos inscritos, o número de pessoas que trabalharão no pleito deste ano será de 2.564, sendo distribuídas pelas 641 seções eleitorais do município. As informações foram divulgas pelas Zonas Eleitorais 181 e 415.

Após receberem as cartas, os interessados em atuar como mesários no pleito municipal terão um prazo determinado para confirmar se desejam trabalhar nas eleições. As validações serão feitas nos respectivos cartórios eleitorais do município. As inscrições foram iniciadas no final de fevereiro. A zona eleitoral com o maior número de mesários voluntários é a 181ª, com 2.946 pessoas. Já a 415ª registrou a inscrição de 1,3 mil suzanenses que demonstraram desejo em trabalhar nas eleições de outubro.

Em cada seção eleitoral, os procedimentos serão feitos por quatro mesários. E haverá um local específico para que eleitores - de outros municípios ou Estados - possam justificar seu voto. De acordo com a chefe da zona eleitoral 181ª, Imaculada Pires de Almeida, o procedimento deve ser feito, uma vez que poderá acarretar em multa às pessoas ausentes no pleito municipal. "Se porventura estas pessoas não conseguirem ir à sua cidade, onde tem o titulo, deverão justificar. Eles deverão apresentar informações precisas sobre o motivo de não votarem".

Segundo a responsável da 415ª Zona Eleitoral, Izânia Alves do Nascimento, o trabalho voluntário dos mesários é fundamental para o prosseguimento das eleições seja municipal ou nacional. "O trabalho deles é muito importante, já que ajudam no pleito e exercem o papel de cidadania".

REQUISITOS

Para ser mesário, a pessoa tem que ser maior de 18 anos e estar em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Aqueles que não podem atuar como mesários são: candidato ou parente de candidato, inclusive, cônjuge ou companheiro; membro de diretório de partido político; autoridade ou agente policial; os que pertencem ao serviço eleitoral; e fiscais e delegados de partido político ou coligação.

NACIONAL

Segundo o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as últimas eleições registraram 1,3 milhão de mesários voluntários de um número de 2,4 milhões que trabalharam no pleito de 2014.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias