quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Estudo

Mapeamento vai identificar árvores com potencial de causar danos às calçadas

Mobilidade é um dos fatores analisados e o ponto específico em frente ao Casarão das Artes será incluído neste estudo

23 fevereiro 2020 - 13h00Por da reportagem local
A Secretaria de Meio Ambiente deve coordenar um estudo para mapear a situação da arborização urbana, levando em conta quais espécies plantadas são adequadas para este ambiente e quais têm o potencial para causar danos ao pavimento ou à fiação.
 
Segundo a secretaria, a grande maioria das árvores existentes no perímetro urbano foram plantadas há muitas décadas, quando não havia tanta preocupação quanto ao impacto que algumas espécies poderiam causar. “Em breve será iniciada a elaboração do Plano Municipal de Arborização Urbana, que será elaborado em parceria entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente de Planejamento Urbano e Habitação”, informou.
 
A mobilidade é um dos fatores analisados e o ponto específico em frente ao Casarão das Artes será incluído neste estudo.
 
A Secretaria de Meio Ambiente, inclusive, estuda uma parceria com a EDP São Paulo, que tem aparelho específico para verificar a saúde interna da árvore e o cerceamento de raízes e recondicionamento de calçadas visando a mobilidade. Aspectos como problema do aquecimento urbanos e o microclima serão levados em conta, além de considerar alternativas além da simples de árvores, mas também propostas de áreas mais permeáveis e a implantação de" jardins de chuva" para auxiliar na drenagem, por exemplo.