As máquinas de autoatendimento nas estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) estão funcionando normalmente após sofrerem intermitências. A Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) admitiu a falha nos equipamentos na última sexta-feira (22). Na ocasião, passageiros relataram dificuldade na hora de adquirir o Bilhete Digital QR Code nas máquinas de autoatendimento nas estações do Alto Tietê.
De acordo com a pasta, dois equipamentos da Estação de Suzano, na Linha 11 - Coral, apresentaram intermitências. O problema foi resolvido dentro do prazo de contrato para a normalização, segundo a STM. Na última segunda-feira (25), duas máquinas apresentaram oscilações, “com resolução em até 15 minutos após abertura do chamado”, segundo informou o órgão estadual.
Ainda segundo a STM, os passageiros não ficaram sem atendimento e que os demais equipamentos estavam funcionando normalmente.
Segundo a STM, qualquer problema nos equipamentos é resolvido num prazo máximo de 8 horas (contratual). O órgão ressaltou que vem “buscando melhoria nos serviços nessa transição das bilheterias”. Por isso, a secretaria está “intensificando os monitoramentos preventivos e atualizações das máquinas garantindo o melhor serviço à população”.
A pasta lembra que os passageiros podem adquirir o Bilhete Digital QR Code pelo app TOP e pelo telefone (11) 3888-2200. Os bilhetes podem ser adquiridos em estabelecimentos comerciais parceiros. Os estabelecimentos podem ser encontrados no link: https://www.boradetop.com.br/pontos-de-venda/.
No início do mês, a Secretaria de Transportes Metropolitanos anunciou o fechamento de todas as bilheterias do Metrô e da CPTM até o final de 2021 (leia mais na página 3).
A partir do ano que vem, os passageiros deverão adquirir os bilhetes pelo aplicativo ou pelas máquinas de autoatendimento. A medida foi tomada visando a redução de custos. O órgão estima uma economia de R$ 100 milhões por ano.