Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 24 de novembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/11/2020
ERICA ROMÃO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC NOVEMBRO AZUL
PMMC MULTI 2020 NOV
Reisinger Ferreira
Cidades

Meio Ambiente busca contato com proprietários da Reserva Miraporanga

Por Thiago Caetano - de Suzano25 OUT 2020 - 17h30
Meio Ambiente busca contato com proprietários da Reserva MiraporangaFoto: Jackeline Lima/Divulgação
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tenta entrar em contato com os proprietários da Reserva Miraporonga, localizada no bairro do Baruel, em Suzano. A pasta informa que "tentou contato com os herdeiros do local, mas não obteve respostas. Eles inclusive não moram em Suzano. O proprietário do local faleceu há alguns anos".
 
O DS foi até o local e encontrou a porteira da reserva trancada. Informações já publicadas anteriormente pelo DS mostram que vizinhos da reserva dizem que um caseiro cuida do local. O mesmo não atendeu a equipe. O local não recebe visitantes há dez anos. 
 
Segundo a secretaria, foi elaborado um Plano Municipal de Mata Atlântica, "onde todas as áreas remanescentes de Mata Atlântica do município estão consideradas e a Reserva Miraporanga" representa uma parcela muito importante deste escopo". Em 2017, a área se tornou Zona de Interesse Especial Ambiental (Zeia). O plano foi criado em conjunto com o Condema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) em parceria com a Fundação Florestal, a SOS Mata Atlântica, ONU Meio Ambiente / ANAMMA (Associação Nacional dos Gestores Municipais de Meio Ambiente). 
 
Ainda segundo o órgão, trata-se de uma propriedade particular e não um parque, pois não possuí estrutura para receber visitantes, sendo assim, só é possível "fomentar e auxiliar os proprietários no que for possível para que ali seja criada uma Reserva Particular do Patrimônio Natural, para viabilizar economicamente um Plano de Manejo na área - o que é condição fundamental para que no local possam ser desenvolvidos trabalhos de ecoturismo, educação ambiental e pesquisas.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias