sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Bem-Estar Animal

Meio Ambiente lança iniciativa para arrecadação de embalagens longa vida

Campanha 'Solidariedade na Caixinha' visa converter a venda do material reciclado em aquisição de ração aos pets em vulnerabilidade

29 outubro 2021 - 11h18Por de Suzano

A Secretaria de Meio Ambiente de Suzano, em parceria com a Organização Não Governamental (ONG) Espaço Urbano, lançou nesta sermana a campanha “Solidariedade na Caixinha”. A iniciativa tem como objetivo arrecadar embalagens longa vida para fomentar a reciclagem nos Centros de Triagem, e posteriormente, converter a verba na aquisição de ração para cães e gatos de ONGs e protetores animais parceiros. 

Para contribuir com o meio ambiente e a causa animal, os munícipes podem separar os materiais (tetra pak) e direcioná-los em um dos ecopontos da cidade. Todos os tipos de caixas são válidos, como de leite, iogurte, suco, leite condensado, entre outros. Recomenda-se também que antes do descarte seja eliminado todo o conteúdo e lavado o interior com água.

A campanha contará com quatro locais de coleta, os ecopontos Parque Maria Helena (Rua Antônio Francisco dos Santos, 186), Boa Vista (Rua Vítor Miquelino, 553 – Cidade Boa Vista), Marginal do Una (Rua Afonso Nícola Redondo, s/n – Vila Figueira) e Dona Benta (Estrada Takashi Kobata, 183 – Jardim Dona Benta). Os interessados em participar, poderão fazer a doação de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30, e aos sábados, das 8 às 12 horas, exceto feriados.

A escolha por priorizar este material para arrecadação levou em conta o alto índice de consumo, praticidade no descarte e matéria-prima das embalagens, composta por papel, plástico e alumínio, conforme explica André Chiang, secretário de Meio Ambiente. “Esta embalagem já está inserida em nossa rotina e o material reciclado pode ser transformado em diversos novos produtos, desde cadernos, canetas e sacolas até paletes, bancos e telhas ecológicas”, afirma.

O chefe da pasta ainda ressalta que a iniciativa é uma união de esforços para garantir a saúde e o bem-estar de cães e gatos que estão sob cuidados dos protetores e ONGs parceiros da administração municipal.  “Estamos em constante diálogo com todos os agentes da causa animal, que nos apresentaram esta dificuldade em comprar ração para manter seus pets. Portanto, decidimos abrir espaço para participação popular, em conjunto com o projeto Recicla Cidade, que atua neste caráter social e ambiental”, disse.

Os animais disponíveis para adoção responsável podem ser consultados no site “Baby, me leva!” (www.suzano.sp.gov.br/baby-me-leva), projeto realizado com apoio do PlayPet. Atualmente, conta com mais de 150 disponíveis, e desde janeiro deste ano já promoveu a adoção de aproximadamente 70 cães e gatos. 

Para saber mais sobre a campanha “Solidariedade na Caixinha” e demais ações da pasta, entre em contato com o Setor de Bem-Estar Animal, por meio do telefone (11) 4745-2055 ou do e-mail babymeleva@suzano.sp.gov.br.