Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 22 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/10/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC OUT ROSA
Pmmc Sarampo Outubro
SOUZA ARAUJO
Reisinger Ferreira
Cidades

Mesmo com pandemia, mais de 10,7 mil carteiras de habilitação são emitidas para motoristas em Suzano

Dificuldades para se conseguir uma data foram relatadas por todos os proprietários e diretores de autoescolas

Por Daniel Marques - de Suzano23 SET 2020 - 12h00
Mesmo com pandemia, mais de 10,7 mil carteiras de habilitação são emitidas para motoristas em SuzanoFoto: Divulgação
Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), cerca de 10.760 pessoas conseguiram adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em Suzano.
Mesmo assim, não foi fácil chegar a esses números. Isso porque há diversas adversidades sendo enfrentadas pelas autoescolas na pandemia, principalmente nos processos iniciais para a aquisição das carteiras, como os agendamentos dos alunos. As dificuldades para se conseguir uma data foram relatadas por todos os proprietários e diretores de autoescolas entrevistados pelo DS.
 
Inclusive, relatos dão conta de que muitas pessoas reclamaram da demora apenas para realizar o primeiro agendamento. Para se ter uma ideia, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) disse que o prazo para se obter a primeira Habilitação passou de 12 para 18 meses, uma vez que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) interrompeu, por tempo indeterminado, os prazos e processos e procedimentos do Sistema Nacional de Trânsito.
 
Agendamentos
 
Para Carlos Wagner Rosa, proprietário autoescola Ômega, no Centro, a maior dificuldade é imposta pelo Detran, que ainda não voltou 100%. Ele diz que é difícil para agendar aulas e que não há muitos horários disponíveis.
 
"É difícil realizar agendamentos. Às vezes, o aluno não consegue marcar nem o pré-cadastro. As aulas presenciais já voltaram, mas as remotas são muito difíceis. Os exames práticos voltaram ao normal, mas com quantidade reduzida de alunos, para poder manter distanciamento e higienização dos carros", avaliou.
 
A demora para agendar datas e os problemas nas aulas remotas também foram relatados por José Carlos Ruiz, diretor geral da autoescola Braz Cubas. Segundo ele, a plataforma online dá erro, e as últimas marcações da autoescola foram feitas apenas para novembro.
 
"A emissão de CNH e o exame prático estão fluindo normal. O que trava são exames médicos, psicotécnicos, agendamentos no Poupatempo e exames teóricos. Com RG novo, só temos agendamentos para 3 de novembro. Quando o RG é antigo e a pessoa precisa ir ao Poupatempo, só há datas para 10 de novembro", iniciou. "Além disso, o exame teórico está difícil de concluir à distância por problemas na plataforma. Antes, o prazo para tirar Habilitação era de seis meses, hoje não há previsão", emendou.
 
Críticas
 
Tamara Said, diretora da autoescola Técnica, destaca as críticas por parte das pessoas que querem tirar a Habilitação durante a pandemia. "As pessoas não entendem que a dificuldade é do governo, com as extensões das aulas. A população tem reclamado bastante", disse.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias