sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Ministério lança campanha ‘Acolha a Vida’ nesta terça-feira em Suzano

Atividade visa alertar as famílias e profissionais sobre a importância da prevenção e da identificação dos comportamentos ligados ao suicídio e à automutilação

22 julho 2019 - 22h18Por de Suzano
O Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), por meio da Secretaria Nacional da Família (SNF), vai lançar nesta terça-feira, 23, a campanha "Acolha a Vida" no município de Suzano, região metropolitana de São Paulo. Com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, a atividade visa alertar as famílias e profissionais sobre a importância da prevenção e da identificação dos comportamentos ligados ao suicídio e à automutilação.
 
No último levantamento apresentado pelo MMFDH, o suicídio consta como a segunda causa de morte entre jovens, principalmente dos 12 aos 18 anos. A cada ano, 120 mil pessoas tentam tirar a própria vida e 12 mil conseguem concretizar, o que torna o Brasil n 8º país no mundo nesse quesito. Estima-se que 20% dos jovens estão se automutilando atualmente.
 
Sensibilização de profissionais
 
A tarde do evento contará com a realização de três cursos voltados para diversos profissionais que lidam, direta e indiretamente, com situações que envolvem o tema - assistentes sociais, policiais, professores, conselheiros tutelares, líderes comunitários e religiosos.
 
De acordo com a secretária nacional da Família, Angela Gandra Martins, o principal desafio para enfrentar esses problemas é contribuir para uma sensibilização adequada sobre a saúde das pessoas atingidas.
 
"Ainda observamos a tendência de se qualificar de modo pejorativo as pessoas que apresentam comportamentos depressivos e que mostrem alguma predisposição à autoagressão", observa a gestora. Para Angela, é fundamental apresentar as diversas facetas desse drama de maneira humanizadora é fundamental para encarar esse desafio.