quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Moradores da Vila Mazza apontam infestação de ratos no bairro

De acordo com eles, a situação vem piorando há cerca de quatro meses, já que o crescimento de mato se intensifica ainda mais com a aproximação do período chuvoso

14 janeiro 2021 - 12h12Por Matheus Cruz - de Suzano
Moradores do bairro Vila Mazza, em Suzano, estão sofrendo com a proliferação de bichos nas ruas do bairro. De acordo com eles, a situação vem piorando há cerca de quatro meses, já que o crescimento de mato se intensifica ainda mais com a aproximação do período chuvoso. No local visitado pelo DS nesta-quarta feira (13) também foi possível identificar a quantidade de lixo e entulhos.
 
A denúncia vem de moradores tradicionais da rua Manoel José Pereira, que vivem os riscos de contaminação de doenças trazidas pela quantidade de ratos e baratas que surgem no local.
De acordo com a aposentada Vera Lucia, moradora do bairro há 30 anos, os transtornos causados pela quantidade de bichos que invadem seu quintal são incontáveis. “A gente não tem sossego. Os ratos entram nos quintais, invadem as casas e fazem muitos buracos. Por mais que eu deixe tudo limpo, eles aparecem. É uma infestação”, reclamou. 
 
A advogada Erika Bontempo, 40, que mora na mesma rua, também ressaltou que a situação vem piorando nos últimos meses, já que uma escola que fica próxima à rua não está tendo aulas. Deixando ainda maior a sensação de abandono. “Enquanto está tendo aulas, a prefeitura ainda vem fazer manutenções e limpeza. Mas como as atividades estão paradas por conta da pandemia, pararam de fazer a limpeza também”, lamentou.
 
Morando há dois anos no bairro, ela relata que a situação de descaso é prejudicial sobretudo para seus filhos pequenos. “Além do abandono, que deixa a rua esquecida e com má aparência, também me preocupo com meus filhos pequenos. As doenças que esses bichos podem trazer e a quantidade de pernilongos são assustadores”, disse. 
 
Em nota, o Setor de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Suzano informou que vai enviar uma equipe ao local mencionado para fazer uma vistoria e tomar as devidas providências. Esclareceu ainda que não recebeu no ano de 2020 nenhuma denúncia ou reclamação sobre presença de roedores no bairro Vila Mazza.
 
De acordo com o balanço do departamento, no ano passado, foram atendidas 19 queixas e recebidas 13 notificações de investigação de leptospirose. O setor realizou ainda 39 desratizações em prédios públicos e oito em bairros da cidade.
 
A desratização somente é possível de ser feita quando há bueiros no logradouro, e a ação de controle de roedores deve ser realizada de forma integrada, ou seja, são necessárias limpeza e manutenção, além da aplicação de produtos químicos, pois os roedores necessitam de água, comida e abrigo para sobreviverem.
 
Orientações
 
A equipe também orienta os moradores sobre os cuidados necessários para o controle da infestação, que envolvem o descarte correto do lixo (dentro de sacos plásticos e em lixeiras com tampas), manter terrenos baldios limpos e murados, entre outros.
 
Denúncias 
 
As denúncias devem feitas ao departamento responsável para que as medidas necessárias possam ser tomadas de forma ágil e correta. O Setor de Controle de Zoonoses fica no Centro Unificado de Serviços, o Centrus (avenida Paulo Portela, 210 – Centro), e atende pelo telefone (11) 4745-2064.

Deixe seu Comentário

Leia Também