quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Motoristas de vans celebram retorno das aulas presenciais após um ano paralisados

A partir da próxima segunda-feira (2), as escolas da rede estadual poderão receber até 100% dos alunos

27 julho 2021 - 12h08Por Matheus Cruz - de Suzano
Com trabalhos paralisados há mais de um ano em decorrência da pandemia, os motoristas de vans escolares poderão, enfim, voltar a trabalhar com condições próximas à normalidade. A partir da próxima segunda-feira (2), as escolas da rede estadual poderão receber até 100% dos alunos. Entretanto, os responsáveis pelo transporte ainda aguardam flexibilizações nas escolas municipais de Suzano, que receberão apenas 35% da capacidade. 
 
Em março do ano passado, as aulas presenciais foram suspensas como forma de conter o avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Desde então, os motoristas escolares passaram a somar prejuízos. Com o retorno das atividades na rede municipal, a expectativa é de que o cenário mude. 
 
Segundo o motorista João Carlos, o "tio João", o retorno das municipais e maior flexibilização nas estaduais indica sinais positivos, mas ainda é preciso ter cautela. 
 
"Já é uma boa notícia. Aos poucos acho que vamos recuperando nossa normalidade, mas ainda vai demorar para repor os prejuízos. Enquanto não voltar 100% da capacidade na municipal, ainda vai ser dificil", conta. 
 
A preocupação é a mesma com o motorista escolar Edson de Araújo, o "tio Edson". Para ele, a expectativa para o retorno total também é grande. 
 
"Durante esse período que já está quase completando 15 meses, tem muita expectativa para nós motoristas escolares. Como também tem muita preocupação no pagamento de parcelas das vans, visto que muitos carros são parcelados", explica. 
 
De acordo com o motorista Leandro Leal, o “tio Leandro”, muitos colegas de profissão já abandonaram a carreira, venderam ou perderam suas vans devido ao atraso de pagamentos. "Está sendo uma situação bem delicada. Estamos pedindo a Deus que logo as coisas se normalizem o mais rápido possível. Sabemos que muitos pais ainda têm a insegurança de mandar seus filhos para a escola, mas esperamos que pelo menos 50% volte para também voltarmos com nossos trabalhos", comenta. 
 
Trânsito 
 
Já no processo de organização do retorno das atividades presenciais na rede municipal somado às escolas estaduais, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana da cidade também se prepara para o fluxo de veíuclos, constantes nas proximidades das escolas. 
 
Para evitar a formação de trânsito, a pasta informou que com o gradual retorno das aulas presenciais, agentes de trânsito estão de sobreaviso em relação aos horários de entrada e de saída das unidades, com o objetivo de garantir o bom tráfego de veículos e a segurança de condutores e pedestres.