Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 29 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
SOUZA ARAUJO
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ

Motoristas são fiscalizados em Suzano durante Operação Direção Segura

05 DEZ 2015 - 07h01

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) realizou ontem em duas vias de Suzano a Operação Direção Segura, com o objetivo de combater a presença de motoristas embriagados no trânsito e irregularidades administrativas. Os condutores foram fiscalizados das 20 às 22h30, entre as ruas Sete de Setembro e Nove de Julho, e das 23h30 às 2 horas de hoje, na Rua Doutor Prudente de Moraes (SP-66), no Jardim Natal.

A iniciativa teve a participação de agentes de Fiscalização e de Educação de Trânsito, ambos da Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, do secretário da pasta Claudinei Galo, além das polícias Militar (PM) e Civil e do Detran. "Temos o objetivo de alertar os condutores sobre os riscos de dirigir, após ingerir bebida alcoólica. A atividade é educativa, mas também de fiscalização. Os locais foram escolhidos devido o grande fluxo de veículos. É mais uma ação com a intenção de valorizar a vida humana, e de oferecer segurança no trânsito para os cidadãos suzanenses", explicou o secretário.

Em 2014, a Operação Direção Segura foi deflagrada em 25 de abril. Na ocasião, foram realizadas 64 análises, constatadas 11 infrações por embriaguez ao volante (artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito/CTB) e outras três envolvendo detenção em virtude deste mesmo crime.

No primeiro semestre deste ano, a ação foi realizada em 8 de maio. Na ocasião foram realizadas 138 abordagens. Destas, apenas nove foram autuadas por embriaguez durante a condução de veículo e três que resultaram em prisão.

LEGISLAÇÃO

Conforme prevê o artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir sob a influência de álcool ou de qualquer outra substância psicoativa que determine dependência é considerado infração gravíssima. Desse modo, os infratores ficam sujeitos a uma multa e têm o direito de dirigir suspensos por 12 meses. Nesse caso, o indivíduo responde administrativamente, tendo a CNH recolhida e o veículo retido. Já o artigo 306 prevê como pena detenção de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias