sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Motoristas suzanenses aprovam mudança no Código de Trânsito

Alteração entrou em vigor nesta segunda-feira (12). Entre as principais mudanças, está o maior tempo para renovação da CNH

12 abril 2021 - 21h50Por Thiago Caetano - de Suzano
As novas regras no Código Nacional de Trânsito foram aprovadas pelos motoristas de Suzano. A mudança entrou em vigor nesta segunda-feira (12). Entre as principais mudanças, está o maior tempo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o aumento do limite de pontos para suspensão da carteira. 
 
Agora, o condutor com menos de 50 anos, tem o prazo de 10 anos para a renovar a carteira. Para quem tem entre 50 a 70 anos, o prazo é de até 5 anos. Com 70 anos ou mais, o tempo é de 3 anos. 
 
Com relação ao limite dos pontos, o motorista terá a carteira suspensa se no período de 12 meses atinja 20 pontos, com duas ou mais infrações gravíssimas; 30 pontos, com uma infração gravíssima; 40 pontos, mesmo sem infrações graves. Já para o motorista que exerce alguma atividade remunerada, terá a carteira suspensa se atingir até 40 pontos, independente da infração. 
 
Um dos que aprovaram a mudança foi o locutor Joilson Andrade. Ele explica que, muitas vezes, o condutor acaba levando multa sem querer e perdendo o direito de dirigir rapidamente. “Achei válida. Com 20 pontos, muitas vezes o motorista toma multa por bobagem e logo tinha a carteira suspensa. Isso deixa o condutor mais tranquilo”, disse o locutor.
 
Outra mudança aprovada por Andrade foi o uso das cadeirinhas. Agora, o item segue sendo obrigatório para crianças menores de 10, mas que não atingiram a altura de 1,45m. “Interessante. Tenho duas filhas e isso traz mais segurança”, complementou. 
 
O taxista Manoel Samia também está satisfeito com as alterações. Ele aprovou o maior tempo para renovação da carteira de motorista. “Se a pessoa tem um prazo, ela fica mais tranquila, mas não menos atenta”, disse. 
 
Taxista há mais de 20 anos, Samia conta que raramente foi multado. Nenhuma delas de grande gravidade. Todo dia no trânsito, o condutor vê como essencial trabalhar com uma margem maior. “Trabalho mais tranquilo. É fundamental ter essa margem maior. Gostei bastante desses dois itens”, explicou. 
 
O aposentado Manoel Paulo Oliveira, de 70 anos, entende que não houve grandes mudanças e tudo depende da responsabilidade de cada um. “Está dentro da média. Não modificou muito. Entendo que vai da responsabilidade de cada um”. 
 
Antônio Soares Barbosa, de 67 anos, torce que a mudança faça os motoristas se respeitarem mais no trânsito. “Tem que ter mais respeito com as pessoas no trânsito. Tem muita gente morrendo em acidente. É ótimo. Estão pensando bem na população”, finalizou.

Deixe seu Comentário

Leia Também