terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Saúde

Mutirão de castração atende mais 123 animais em Suzano

Cães e gatos cadastrados junto à prefeitura receberam castração e microchipagem neste sábado (12)

14 junho 2021 - 17h08Por de Suzano

A Prefeitura de Suzano realizou mais um mutirão de castração e microchipagem de animais domésticos no último sábado (12/06). No total, 72 cães e 51 gatos foram atendidos gratuitamente pela iniciativa, que é uma ação conjunta entre as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde. Outro mutirão está previsto para acontecer ainda neste mês. Os interessados devem se cadastrar previamente pelo link (bit.ly/CastracaoSuzano).

A campanha foi realizada na Escola Municipal Antônio Marques Figueira, no centro da cidade, ponto recorrente das ações preventivas da prefeitura. Os animais atendidos passaram por cadastro, pesagem e foram encaminhados para uma equipe de médicos veterinários da administração municipal, que realizou o procedimento de castração. Depois disso, cada pet passou por acompanhamento especializado antes de retornar para seu tutor, que recebeu orientações sobre os cuidados necessários para garantir a saúde e bem-estar dos cães e gatos.

Além da castração, eles também passaram por microchipagem, recurso que garante maior controle do animal, com um monitoramento constante de sua localização. Com isso, caso ele se perca ou fuja, qualquer profissional de saúde animal que encontrar o pet pode ter acesso aos dados do tutor e entrar em contato para o resgate. A medida ajuda a combater o abandono animal e levar aqueles que se perderam de volta ao seu lar.

Os trabalhos foram divididos em duas etapas. Os gatos foram atendidos logo no início do mutirão, das 8 às 10 horas, com 33 fêmeas e 18 machos contemplados com os procedimentos. Após esse horário foi a vez dos cachorros, com 52 fêmeas e 20 machos castrados e microchipados. Os serviços foram concluídos às 14 horas, beneficiando todos os munícipes agendados previamente para a data. 

O prefeito Rodrigo Ashiuchi esteve no local para acompanhar de perto as ações e parabenizou todos os envolvidos pelo excelente trabalho em prol dos animais da cidade. Também estiveram presentes o chefe da pasta de Meio Ambiente, André Chiang; o titular da Saúde suzanense, Pedro Ishi; e o vereador Artur Takayama.

Monike Santos, de 34 anos, participou da iniciativa e castrou três dos 23 animais que ela cuida em sua casa. A moradora do Cidade Miguel Badra contou que este é o segundo mutirão que participa e está adorando o projeto. Ela ainda ressaltou a importância dos procedimentos, para a saúde animal e para evitar o abandono.

“O mais importante do projeto é o cadastro dos animais e a microchipagem, para que os tutores tenham como localizá-los caso eles fujam ou se percam. A castração também é muito importante, porque os cães e gatos podem se reproduzir e os filhotes correm o risco de acabar nas ruas, já que nem todos conseguem um lar para ficar. Eu indico a campanha para todos os tutores. Se cadastrem junto à prefeitura”, reforçou.

O próximo mutirão de castração de Suzano ocorrerá ainda neste mês. Para participar, é preciso se cadastrar por meio de formulário virtual, disponível no link (bit.ly/CastracaoSuzano). Após o registro, as equipes entrarão em contato para fazer o agendamento. A seleção é feita conforme lista de espera. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 4745-2055.

O chefe da pasta de Meio Ambiente, André Chiang, destacou o trabalho constante da prefeitura para promover serviços gratuitos e de qualidade para a população animal da cidade. Segundo ele, os mutirões são realizados ao longo de todo o ano por diversos pontos da cidade, de forma a contemplar moradores de todas as regiões. 

“A campanha de castração gratuita acontece desde 2017 e já beneficiou mais de 4 mil animais de vários bairros. Nossa expectativa é levar os serviços para todos que precisam e contribuir para a saúde e segurança dos animais domésticos. Participem do mutirão, façam seu cadastro e promovam uma vida melhor para seus companheiros”, concluiu.