sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Mutirão de vacinação contra a Covid-19 será realizado neste sábado

Atendimento acontece durante ‘Dia V’ da campanha de multivacinação, conforme a Secretaria de Saúde

16 outubro 2021 - 08h30Por de Suzano
A Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado (16/10) mais uma megaoperação contra a Covid-19, com a oferta da primeira dose da vacina a todos os munícipes maiores de 12 anos, da segunda dose conforme aprazamento e da terceira aplicação de reforço para as pessoas imunossuprimidas, profissionais da saúde atuantes e idosos maiores de 60 anos que receberam a segunda dose há seis meses ou mais. O atendimento acontece nos 24 postos de saúde, das 8 às 17 horas, durante o “Dia V” da campanha de multivacinação.
 
O objetivo é aproveitar a mobilização do público durante a ação especial de multivacinação, que tem como foco regularizar as cadernetas de crianças e adolescentes até 15 anos de idade, e reforçar a importância da imunização contra a Covid-19. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Pedro Ishi, a expectativa é de uma procura alta pela vacina.
 
“O ‘Dia V’ será a oportunidade de abrir as salas de vacinação para a comunidade e garantir orientação e acesso aos imunizantes necessários, conforme a avaliação de cada caderneta. Entre as vacinas disponíveis, está a da Covid-19, que tem uma procura alta nos postos de Saúde, sobretudo para a segunda dose.
 
O sábado é um dia estratégico em que a maioria das pessoas consegue se programar para participar do atendimento e completar a segunda etapa”, comentou. Suzano já alcançou 95,46% da população acima de 12 anos com pelo menos a primeira dose da vacina, contemplando 233.690 pessoas. Deste índice, 157.812 (64,47%) já estão completamente imunizadas, contando aqueles que completaram a segunda etapa e aqueles que receberam o imunizante em dose única. Quanto à terceira aplicação de reforço, 4.653 (1,9%) munícipes foram atendidos. 
 
A previsão é de que a maior procura neste sábado esteja concentrada na segunda dose contra a Covid-19. Para completar a etapa, basta o cidadão comparecer ao posto de saúde mais próximo e apresentar o cartão de vacinação adquirido na primeira aplicação, além do documento original com foto.
 
Esses mesmos requisitos são válidos para quem deve tomar a terceira aplicação de reforço, conforme aprazamento mínimo de 28 dias desde a segunda dose para as pessoas imunossuprimidas e seis meses para os idosos maiores de 60 anos e profissionais da Saúde atuantes. No caso das pessoas imunossuprimidas, ainda é preciso apresentar relatório médico ou receita de uso contínuo, assim como os profissionais de saúde devem apresentar comprovante de vínculo empregatício em equipamentos de saúde. 
 
Já para tomar a primeira dose, o adolescente maior de 12 anos deve apresentar RG, CPF, comprovante de endereço de Suzano e a filipeta oficial devidamente preenchida com letra legível. A ficha pode ser acessada e impressa no link bit.ly/FichaCovidSuzano. O pré-cadastro no site “Vacina Já” (www.vacinaja.sp.gov.br), do governo do Estado, também é necessário.
 
Os menores de idade também precisam da autorização do responsável legal, que deverá acompanhar o jovem ou assinar o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido. O documento, disponível para acesso em www.suzano.sp.gov.br, será obrigatório para os menores de idade desacompanhados. Para a segunda dose basta apresentar CPF, documento original com foto e o cartão de vacinação.

Deixe seu Comentário

Leia Também