sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Novas restrições passam a valer com funcionamento limitado a 10 horas por dia e a capacidade de até 40%

Estado também anunciou que seis cidades do Alto Tietê (mais Guarulhos) estão em alerta por conta das altas nas internações e poderão ter outras medidas adotadas a partir de uma reunião que o governador fará com os prefeitos nesta terça-feira

01 dezembro 2020 - 12h00Por de Suzano
A fase amarela volta a vigorar no Estado conforme anúncio feito ontem (30) pelo governador João Doria (PSDB) e, com isso, novas restrições passarão a valer nas cidades, como ressalta a direção do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). 
 
Permanecem liberadas as atividades atuais, mas o funcionamento novamente está limitado a 10 horas/dia e a capacidade de atendimento não pode ultrapassar 40%.
 
O Estado também anunciou que seis cidades do Alto Tietê (mais Guarulhos) estão em alerta por conta das altas nas internações e poderão ter outras medidas adotadas a partir de uma reunião que o governador fará com os prefeitos nesta terça-feira para discutir medidas adicionais. Os municípios convocados são Guarulhos, Mogi, Itaquaquecetuba, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Poá e Arujá. 
 
Eles integram o grupo de 62 cidades com mais de 70 mil habitantes e que apresentam ocupação média de leitos acima de 75% ou aumento de internações em mais de 10%, na comparação dos últimos sete dias com o mesmo período anterior.
 
“Das nossas cidades que estão em alerta, a maioria tem uma pressão grande nos indicadores porque abriga os hospitais com internação de paciente Covid-19 e essa reunião com o Estado vai ser importante para definir estratégias conjuntas de atendimento e para controlar o avanço dos casos. É fundamental o esforço coletivo neste momento para evitar que medidas mais restritivas sejam necessárias”, ressalta o presidente do Condemat, prefeito Adriano Leite.
 
Das restrições impostas para a fase amarela, o presidente do Conselho de Prefeitos ressalta que mais uma vez serão necessários sacrifícios de empresários e da população, num momento que alguns setores começavam a reagir.
 
“Vai ser bem complicado e os prefeitos terão de contar muito com a compreensão das pessoas porque estamos num período em que normalmente o funcionamento dos estabelecimentos é ampliado e a movimentação de consumidores é maior. Os indicadores mostram o avanço da pandemia e essas restrições são necessárias para evitar medidas mais drásticas. Esse entendimento que teremos de trabalhar com a população e isso não será fácil”, admite o presidente do Condemat.
 
Segundo a atualização do Plano SP apresentada ontem, com data de referência em 28/11, o indicador de internações é o que coloca a Grande São Paulo na fase amarela, com uma variação de 1,05% superior nos últimos sete dias e média de 48,4 registros para cada 100 mil habitantes. A ocupação dos leitos de UTI é de 58,5%.
 
A Grande São Paulo registra, ainda, uma variação de 0,88 nos casos novos e de 1,0 em óbitos, com média de 3,9 mortes para cada 100 mil habitantes. Especificamente no Alto Tietê, que é a segunda maior região depois da Capital, a variação é de 0,86 nos casos novos e de 1,3 nos óbitos, com 3,8 mortes para cada 100 mil habitantes. Desde março, são 59.015 casos confirmados e 3.183 óbitos, conforme estatística estadual (esses números não consideram Santa Branca).
 
Além da restrição de horário e capacidade, na fase amarela o funcionamento dos estabelecimentos fica limitado até 22 horas e estão proibidos os eventos com público em pé.
“Nas últimas semanas já temos alertado para o aumento das estatísticas e as equipes municipais estão reforçando as ações. A partir da publicação do novo decreto e dessa reunião com o governador poderemos articular outras medidas para conter o avanço da contaminação pelo coronavírus”, conclui o presidente do Condemat.
 
O decreto com as mudanças apresentadas na atualização do Plano SP deve ser publicado nesta terça-feira (01/12).