sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 19/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Novos integrantes do Comdur tomam posse em Suzano

Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural tem como principal objetivo acompanhar a aplicação do Plano Diretor

24 julho 2021 - 15h18Por de Suzano

A Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação de Suzano realizou nesta sexta-feira (23) a cerimônia de posse dos novos membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Rural (Comdur), que marcou o início do segundo biênio de trabalho. O grupo tem como objetivos acompanhar e monitorar a aplicação do Plano Diretor, debater propostas de implantação de Zonas Especiais de Interesse Social (Zeis) e outros temas pertinentes. A nova composição terá vigência até 2023 e conta com 16 integrantes titulares e 16 suplentes.

O evento, que ocorreu no Cineteatro Wilma Bentivegna, foi conduzido pelo secretário Elvis Vieira, que também tomou posse como presidente do Comdur, e prestigiado pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi. Na ocasião, o chefe do Executivo parabenizou os membros e destacou a importância do papel desempenhado pelo conselho em parceria com a administração municipal. 

 

“O Comdur é a formalização do trabalho que vem sendo feito desde a atualização do Plano Diretor e de outras ações executadas em Suzano. As atividades ocorrem sempre de maneira conjunta com a sociedade, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e outras pastas de interesse. O grupo nos auxilia com ferramentas jurídicas e outros quesitos que contribuem com o avanço de projetos importantes que estavam parados. Todo este desenvolvimento reflete no município a partir desta gestão para as demais que estão por vir”, afirmou Ashiuchi.

Vieira também pontuou a representatividade de cada um dos componentes, titulares e suplentes, destacando a contribuição do setor público e da sociedade civil. Pela Prefeitura de Suzano, o conselho conta com integrantes das Secretarias de Assuntos Jurídicos, Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, Manutenção e Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Planejamento Urbano e Habitação, Governo e Transportes e Mobilidade Urbana. 


“Precisamos garantir uma visão holística da cidade, que contemple fatores como estrutura urbana, mobilidade e meio ambiente, além de considerar a necessidade de interlocução e assistência jurídica para o pleno desenvolvimento das ações que planejamos para Suzano”, explicou Vieira.

Por parte da sociedade civil, o Comdur é formado por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Associação de Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Suzano (AEAAS), da Associação dos Corretores de Imóveis de Suzano (Acoris), da Associação Comercial e Empresarial (ACE), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), da Faculdade Piaget e dos conselhos municipais de Turismo, Habitação e Transportes.

“As entidades cumprem papel fundamental no debate das pautas do Comdur, que trata de assuntos que impactam toda a sociedade de maneira direta e indireta. Entre eles estão o desenvolvimento imobiliário de Suzano e a questão habitacional, um desafio em todo o País, mas que aos poucos avançamos no município com conquistas importantes, como a recente ampliação do programa estadual ‘Cidade Legal’ e a aprovação da nossa própria lei de Regularização Fundiária Urbana (Reurb)”, finalizou.