Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 24 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Núcleo de Pesquisa da USP apresenta relatório técnico da Bacia do Guaió

13 FEV 2016 - 07h00

O Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (Nutau-USP) apresentou ontem o relatório técnico que mapeia toda a área que abrange a Bacia do Rio Guaió. A reunião contou com a presença do prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), além de representantes dos municípios de Ferraz de Vasconcelos, Mauá, Ribeirão Pires e Poá.

Durante o encontro, foram passados dados importantes sobre a região estudada, além de diagnóstico sobre os objetivos a serem cumpridos. De acordo com os pesquisadores e professores do Nutau, Bruno Roberto, Maria Elizabeti Rodrigues, Nelson Andrade, Mariana Rial e Wilson Edson Jorge, a preservação da bacia deve ser feita para preservar. Em outras palavras, somente com a união dos municípios, somada com o apoio político dos órgãos estaduais, será possível dar um encaminhamento prático para preservar o manancial e garantir a utilização consciente da população.

"Todo o estudo técnico foi feito para municiar as prefeituras que precisam buscar uma articulação política. Somente dessa maneira teremos êxito no sentido de ocupar essas áreas e preservá-las de agravantes como invasões e demais problemas que causem a contaminação do solo", argumentou o professor Nelson Andrade.

A Bacia do Guaió possui uma área de 84 quilômetros quadrados, comportando um pouco mais de 130 mil habitantes. "Estamos contentes com esse estudo apresentado pelos pesquisadores da USP. O Nutau é uma entidade na qual a Prefeitura de Suzano estabeleceu um convênio e que está nos auxiliando na questão dos procedimentos que serão tomados em relação à Bacia do Guaió. É importante lembrarmos que todo o trabalho está sendo feito em conjunto pelas equipes técnicas das cidades envolvidas e nossa meta é elaborar um documento que seja encaminhado ao governador Geraldo Alckmin (PSDB) para que possamos ter nossas propostas autorizadas e colocadas em prática", disse o prefeito.

Nutau

O Núcleo que realizou o trabalho técnico na região é composto por uma equipe de pesquisadores vinculados à Universidade de São Paulo, pesquisadores colaboradores e consultores dedicados à investigação nas diversas áreas abrangidas pela tecnologia da arquitetura e do urbanismo. As pesquisas desenvolvidas, coordenadas e divulgadas se caracterizam por um elevado nível conceitual e metodológico e focalizam casos concretos oriundos da realidade arquitetônica e urbanística brasileira, entendendo-a como o seu principal campo de investigação.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias