Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 30/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
Pmmc Sarampo
ÚNICCO POÁ
SOUZA ARAUJO

Número de aposentados de 2015 supera o registrado no ano passado

12 SET 2015 - 19h43

O número de pessoas que tiveram direito a aposentadoria em 2015, em Suzano, já superou o volume de beneficiados em 2014. De janeiro a dezembro do ano passado, a Agência da Previdência Social do município concedeu 1.027 aposentadorias por idade e tempo de contribuição. Em oito meses deste ano, a unidade autorizou 1.080 reformas. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Segundo o órgão, o mecanismo Tempo Médio de Espera do Agendamento (TMEA) calcula o período entre o dia em que o segurado agendou o atendimento (por telefone ou internet) e a data marcada para ser atendido na agência da Previdência. Para se ter uma ideia, em julho, o TMEA da agência em Suzano foi de 39 dias, para a aposentadoria por idade, e de 65 dias, para reforma por tempo de contribuição.

Para dar entrada na aposentadoria, o segurado pode agendar o atendimento pelo telefone 135 - Central da Previdência ou pelo site www.previdencia.gov.br.

Entre os principais requisitos questionados a quem deseja aposentar por idade está 180 meses de contribuição; idade mínima - trabalhador urbano: 65 anos (homem) ou 60 anos (mulher); segurado especial (lavrador, pescador artesanal, indígena): 60 anos (homem) ou 55 anos (mulher). Para quem vai se reformar por tempo de contribuição, na regra geral, os requisitos são tempo de contribuição completo, 35 anos de contribuição (homem), 30 anos de contribuição (mulher) e 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência.

No entanto, de acordo com os novos requisitos da regra 85/95 progressiva (regra transitória) a idade mínima para mulher é 48 anos e homem 53, além de 25 anos de contribuição mais adicional (mulher) e 30 anos de contribuição mais adicionais (homem) e 180 meses efetivamente trabalhados, para efeito de carência.

Entre os documentos solicitados pela agência da Previdência está identificação válida e oficial com foto; CPF; carteiras de trabalho, carnês de contribuição e outros documentos que comprovem pagamento ao INSS. A relação de todos os documentos está disponível no site da Previdência.

Para a babá Sueli da Silva, de 54 anos, os tramites para aposentadoria parecem simples. "Vim na agência para ver se eu posso aposentar por tempo de contribuição. Fui bem informada e tirei todas as minhas dúvidas", explica.

O motorista João Alves, de 63 anos, concorda e frisa que o atendimento em Suzano é adequado e rápido. "Com as novas regras ficamos um pouco apreensivos, pois não entendemos muito bem o que é preciso. Mas só vou aposentar daqui a dois anos, até lá as regras podem mudar", conclui.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias