Envie seu vídeo(11) 97569-1373
terça 29 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/09/2020
Pmmc Sarampo
SOUZA ARAUJO
ÚNICCO POÁ
PMMC COVID SAÚDE
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Número de partos normais supera cesáreas e atende recomendação

10 ABR 2016 - 08h01

Para incentivar o parto normal, o Ministério da Saúde divulgou um protocolo com instruções para reduzir o número de cesarianas no País. O Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para Cesariana lista as situações nas quais o médico deve optar por um parto cesárea. Em Suzano, 70,75% dos partos são normais, sendo que, dos 2.501 partos realizados na Santa Casa no ano passado, 1.769 foram normais e 732 cesáreas. A cidade se enquadra no indicado pelo Ministério. Na Santa Casa de Mogi das Cruzes, 42% dos partos são cirúrgicos.

A opção das mães e médicos do município de Suzano é diferente do que é presenciado no resto do País. De acordo com o Ministério, o Brasil está vivendo uma epidemia de cesarianas, sendo que 55% das crianças nascem por parto cirúrgico nas unidades públicas de saúde. Já em unidades de saúde privadas o número sobe para 84%. A pasta indica que a taxa adequada é de 30%, desta forma, a cidade tem trabalhado com o índice adequado, já que apenas 29,3% das mulheres que dão entrada na unidade para ter um bebê são encaminhadas para o parto cirúrgico.

De acordo com a Prefeitura, o Programa Ninar, iniciativa da Santa Casa com a Secretaria Municipal de Saúde, trabalha com gestantes que planejam realizar seus partos no hospital. No último trimestre da gravidez as gestantes fazem uma visita à maternidade e conhecem os serviços oferecidos na unidade, com equipes multidisciplinares que dão orientações sobre a importância do pré natal, como identificar sinais de parto e saber o momento exato de procurar a maternidade.

MOGI DAS CRUZES

Na Santa Casa de Mogi das Cruzes, 42% das crianças nascem de parto cirúrgico. Foram 4.855 partos em 2015, sendo 2.806 partos normais e 2.049 cesáreas. Em hospital particular do município que possui maternidade, foram registrados três mil partos ao todo, sendo mais da metade de cesáreas. Para trabalhar a importância sobre o parto normal, o hospital mantém um curso gratuito para gestantes.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias