Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sábado 26 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 26/09/2020
PMMC COVID SAÚDE
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ

Números de casos confirmados da dengue são 10 vezes maior que em 2014

21 OUT 2015 - 07h01

Os casos confirmados de dengue entre janeiro e a primeira quinzena de outubro deste ano é dez vezes maior do que os registrados em 2014 nas cidades da região. Em 2015, os municípios computaram 2.143 confirmações, sendo 1.786 autóctones (contraídos na cidade), 320 importados e 37 sob investigação. No mesmo período do ano passado, foram 204 casos. O aumento foi de 950,49%. Além disso, duas mortes foram registradas. Os dados foram passados pelas Prefeituras.

Em Suzano são 409 casos confirmados, sendo 334 autóctones e 38 importados e 37 ainda estão sob investigação. A Prefeitura informou que para intensificar o combate à doença foram comprados equipamentos para a Vigilância Epidemiológica. São dois nebulizadores veiculares (acoplados em pick-up) e quatro costais (tipo mochila). Todos com tecnologia UBV (Ultra Baixo Volume), que emite micro partículas em névoa, eliminando a fumaça. " Com esse sistema, o raio de ação do veneno é maior e permite que os trabalhos sejam feitos com maior segurança e em qualquer horário", explicou em nota.

Além disso, a administração informou que a Secretaria de Saúde está acompanhando de perto os trabalhos que estão sendo realizados para que os números de casos não aumentem "Implantamos o Programa Agente Mirim, com os alunos da Rede Municipal de Ensino, ação em parceria com o Tiro de Guerra de Suzano, para orientar a população e fiscalizar possíveis focos e treinamento para médicos e enfermeiros revisar e reforçar o plano de contingência da doença".

Mogi das Cruzes é a cidade da região com maior registro de casos. São 858 confirmações, sendo 720 autóctones e 138 importados. A cidade registrou dois óbitos por conta da doença neste ano: um jovem de 14 anos, morador do Residencial Novo Horizonte, e um senhor de 87 anos, que apresentava problemas cardíacos e outras complicações de saúde. " As ações prosseguem e estão ganhando novas iniciativas com o objetivo de sensibilizar a população a tomar os cuidados necessários neste período, reforçando necessidade de eliminação dos criadouros e possíveis criadouros em cada casa", informou a assessoria de imprensa da Prefeitura em nota.

Ferraz de Vasconcelos é a segunda cidade com maior número de casos. São 648 confirmados, sendo 640 autóctones e oito importados. No ano passado, o município só havia registrado 56 casos confirmados de dengue (veja tabela completa ao lado).

DENGUE

A dengue é uma doença causada por um vírus e sua transmissão é feita por meio do mosquito Aedes aegypti onde que por sua vez pousa em lugares com acúmulo de água e deposita seus ovos. Após uma semana vira o mosquito adulto da doença. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, tonturas, dores no corpo, perda de apetite entre outros. O tratamento adequado para os infectados é que fiquem em repouso e tomem bastante água durante ao dia. A doença tem se tornado um dos maiores problemas da saúde publica do País.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias