terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Obra da Sabesp com ‘cratera’ na pista congestiona SP-66 de Suzano a Poá

Pela manhã, motorista que seguiu no sentido Poá-Suzano enfrentou dificuldades por causa da obra da estatal

22 janeiro 2019 - 23h58Por de Suzano
As obras da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na Avenida Major Pinheiro Fróes (SP-66) causaram congestionamento entre Suzano e Poá. Os serviços são para implantar o Interceptor de Esgotos (ITi-16). Os motoristas que seguiam de Poá para Suzano tiveram de ter paciência.
 
A empresa explicou que as obras do contrato se iniciaram em setembro do ano passado.
 
Informou ainda que o ITi-16 terá extensão de 3,6 quilômetros, sendo que 700 metros serão executados na avenida. "Lembrando que já foram implantados cerca de 930 metros desse interceptor", disse a nota, emitida na semana passada.
 
A expectativa é de que os esgotos sejam encaminhados para tratamento na Estação de Tratamento de Esgotos (ETE Suzano). Segundo informou a Sabesp ao DS, no início deste ano, a obra deve beneficiar cerca de 361 mil habitantes. A respeito do prazo de conclusão, a empresa não respondeu aos questionamentos. 
 
O DS já trouxe reportagem mostrando que os 'buracos' na SP-66 das obras paralisadas prejudicaram motoristas por cerca de oito anos. Em agosto do ano passado, a empresa, enfim, os fechou e liberou para a circulação de veículos. Antigamente, o motorista tinha de usar apenas uma das faixas, em determinados trechos da avenida. 
 
Na época, as obras foram para implantar interceptores para coleta de esgoto. O serviço dinamizou a rede das cidades de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Poá, Suzano e São Paulo, além de contribuir para despoluição do Rio Tietê e afluentes.
 
Conforme publicação do DS à época, o contrato para execução das obras estava em processo de rescisão judicial. Ou seja, a companhia teria que abrir nova licitação para que os serviços fossem retomados. "A implantação dessa tubulação, chamada de interceptor de esgotos, está com 77% de avanço, mas infelizmente os trabalhos foram interrompidos por descumprimento do contrato pela empresa que havia vencido a licitação.
 
O contrato está em fase de rescisão e, assim que o processo for formalizado, a Sabesp promoverá nova licitação para a conclusão das obras", explicou a Sabesp em nota divulgada naquela ocasião.