Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 29 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/10/2020
Reisinger Ferreira
Pmmc Sarampo Outubro
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC OUT ROSA
Pms Coronavírus - Fase Verde

Obras da estação de Suzano estão 90% concluídas, afirma secretário

18 SET 2015 - 08h00

As obras da estação de Suzano, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), atingiram os 90% de conclusão e a data de entrega da primeira parte do empreendimento se mantém para meados de janeiro de 2016. Já as obras da estação de Poá serão retomadas no início do próximo mês. Além disso, a vinda do Expresso Leste até a Estação Estudantes também está confirmada de 2016 e o projeto executivo do Terminal Sul de ônibus de Suzano será concluído até o final deste ano.

Os anúncios foram feitos ontem pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada na Câmara de Itaquaquecetuba.

De acordo com ele, as obras da estação de Suzano seguem em ritmo intenso. Pelissioni também destacou que os projetos de reconstrução e ampliação das estações Mogi das Cruzes, Estudantes, Itaquá e Manoel Feio, estão entre as prioridades da pasta e serão concluídos até setembro de 2016. As obras estão orçadas em R$ 590 milhões e devem receber recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

"Entre as nossas prioridades está a conclusão das obras das estações das linhas 11 e 12. Queremos elaborar aos projetos com bastante qualidade, pois sempre que optamos por bons projetos executivos a obra ocorre mais rapidamente. Em seguida, vamos encaminhá-los ao Ministério das Cidades para começar as obras até o início de 2017".

Ainda segundo ele, até o final do próximo ano serão entregues 31 novos trens nas linhas 11-Coral e 12-Safira. Isso vai permitir à CPTM que o Expresso Leste da Linha 11 siga até a Estação Estudantes, o que elimina a baldeação em Guaianazes e reduz o tempo de viagem. Pelissioni frisa que os trens expressos circularão em mais horários, no próximo ano, mas fora do horário de pico, das 10 às 15 horas. Somente no final de 2016, o Expresso Leste deve circular em todos os horários.

"Com os novos carros, o usuário que vem para as estações do Alto Tietê não precisará mais trocar de trem. Além de viajar em um trem novo e moderno, com ar-condicionado, bancos novos, interligação entre os vagões e operacionamento melhor. A ideia é que as composições cheguem gradativamente às linhas 11 e 12, para que as viagens reduzam consideravelmente de 10 a 20 minutos para de 8 a 15 minutos de intervalo", completa.

AEROPORTO

Pelissioni também falou sobre as obras da Linha 13-Jade, que ligará São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos. Os munícipes do Alto Tietê poderão acessar o aeroporto por meio de interligação com a Estação Engenheiro Goulart, da Linha 12-Safira. A pasta pretende lançar em 30 dias as licitações para aquisição do sistema de energia. "A expectativa é que até 2018 os dois aeroportos estejam integrados à rede metroferroviária".

Também participaram do encontro os prefeitos de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli (PSD); Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló (PSDB); Poá, Marcos Borges (PPS). o Marcos da Gráfica; de Santa Isabel, Padre Gabriel Bina (PV), de Arujá, Abel Larini (PR), de Itaquá, Mamoru Nakashima; e de Guararema, Adriano Leite (PSDB), além de representantes das demais prefeituras da região, vereadores e presidentes das Câmaras, entre eles, Denis Claudio da Silva (DEM), o Filho do Pedrinho do Mercado, de Suzano, e Wilson Pirata (PTN), de Itaquá.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias