quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Obras na Estrada da Duchen passam no teste contra inundações

Estrada vicinal era alvo de reclamações da população há muitos anos por conta da quantidade de água na pista

14 janeiro 2021 - 22h47Por Matheus Cruz - de Suzano
As obras de modernização da Estrada da Duchen, em Suzano, já estão mostrando resultados positivos diante das chuvas das últimas semanas. A vicinal era alvo de reclamações da população há anos, mas após as obras de melhoria do asfalto e alteamento da pista, os casos de alagamento deixaram de acontecer.
 
Com o investimento de R$ 4,11 milhões do governo paulista, as obras foram completamente concluídas em outubro. A entrega da obra contou com uma solenidade de inauguração, a presença de autoridades e do governador em exercício na época, Rodrigo Garcia.
 
Nas obras de modernização, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) executou o alteamento da pista e implantação de galerias de drenagem, dificultando o alagamento da pista em dias fortes chuvas.
 
Além disso, também foram realizados serviços para a recuperação do pavimento asfáltico, melhorias no sistema de drenagem e alteamento entre os kms 0 e 4,30. 
 
No local, toda a sinalização horizontal e vertical também foi revitalizada. 
 
Apesar disso, no trecho inicial da via ainda é possível que haja alagamentos. É o que alega a moradora Cleusa Macedo, 59. 
 
“Em comparação com o que era, melhorou 100%. O asfalto é bom, sinalização também. Mas no começo da estrada segue a mesma coisa. Não teve elevação do asfalto. Se chover bastante, ou se abrir as comportas (da represa), ficaremos sem acesso ao outro lado”, disse.
 
Sobre este trecho relatado por Cleusa, de acordo com a Unidade de Planejamento e Assuntos Estratégicos (Upae), a Prefeitura de Suzano enviou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), em 2020, uma solicitação para que fossem providenciadas obras de revitalização em vicinais da cidade, inclusive na estrada das Varinhas, entre os bairros Vila Ipelândia e Chácaras Duchen, no distrito de Palmeiras. 
 
A administração municipal ainda aguarda um posicionamento do órgão estadual acerca do pedido.
 
A prefeitura reiterou que os trabalhos de melhorias na estrada da Duchen já foram realizados pelo DER. Inclusive, houve solenidade de inauguração por parte do governo do Estado no dia 30 de outubro do ano passado.