Envie seu vídeo(11) 97569-1373
sexta 04 de dezembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 03/12/2020
Reisinger Ferreira
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades - Dezembro
GOLDSTAR
Sec de Governo - Educação Kit de Atividades 02 - Dezembro
ERICA ROMÃO

Oferta de emprego sofre queda de 50% nas agências de Suzano

22 NOV 2015 - 07h01

A oferta de emprego caiu quase 50% nas agências de Suzano. Com a diminuição das vagas apresentadas pelas empresas de produção e logística, por exemplo, os candidatos sofrem maiores pressões, uma vez que são exigidas mais qualificações. Por outro lado, o setor de serviços disponibiliza mais oportunidades, no entanto, muitas vagas são temporárias.

De acordo com o gerente da Conexão Emprego, Willian Balbino, as vagas ofertadas diminuíram cerca de 45%. "Nesta época (final de ano) costumamos oferecer mias oportunidades. Contudo, alguns segmentos como o de metalúrgicas diminuiu a oferta de vagas em 70%", explica.

Para se ter uma ideia, em novembro de outros anos, a agência possui uma média de 450 vagas. Em 2015, as oportunidades caíram para 220. Balbino destaca que o setor alimentício e comércio também sofreu queda, cerca de 12%, mas ainda consegue contratar. "O comércio é mais individual e costuma contratar no final do ano empregados informais", completa.

A expectativa da agência é que a situação melhore entre o segundo mês e meados do próximo ano. A previsão também é dada pela selecionadora da MM Recursos Humanos, Cristiane Trajano. Segundo ela, houve que de 50% nas vagas ofertadas pela agência. Ambas as unidades frisam que com as quedas, os empregadores estão mais exigentes e o candidato precisa passar por qualificação para conseguir uma colocação no mercado de trabalho.

"Todos exigem experiência e alguns complementos no currículo. Quanto mais qualificações o candidato possuir melhor vai ser na disputa da vaga", diz Cristiane. Outra dica é aproveitar as capacitações oferecidas ao recém-desempregado quando ele dá entrada no seguro-desemprego.

De acordo com a recepcionista da APPA Empregos, Thaís Fernandes, a agência tem disponibilizado vagas para o setor de hotelaria e temporário. "Notamos uma melhora na oferta em comparação há três meses. Mas muitas vagas, como limpador de piscina é para a temporada do final de ano", detalha.

A agência também oferece oportunidades temporárias com possibilidade de efetivação. Entre as vagas estão serviços gerais, garçom e ajudante de cozinha. Thaís frisa que na unidade a procura também é intensa, o que deixa os empregadores mais exigentes. Vale destacar que para não perder as oportunidades, o candidato precisa apresentar um currículo objetivo e com informações detalhadas, por exemplo, período de entrada e saída do último emprego, endereço e telefone atualizados.

Outro item essencial para se colocar no mercado de trabalho é a aparência. No caso dos homens é indicado estar com barba aparada, cabelo penteado e não usar boné, shorts ou chinelo. Para as mulheres são indicados maquiagens claras e roupas sóbrias. Os decotes ou saias curtas não são atrativos. Segundo Thaís, muitos candidatos podem ser indicados para uma entrevista de trabalho na hora em que deixam o currículo na agência e por isso são analisados desde o momento em que chegam à unidade.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias