quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cronograma

Operação Cata-Treco inicia coleta em mais 15 bairros

Nova programação do projeto tem previsão de término para a próxima terça-feira (18)

11 maio 2021 - 16h16Por de Suzano

A Prefeitura de Suzano anunciou o novo cronograma oficial da Operação Cata-Treco. Os agentes municipais atenderão mais 15 bairros até 18 de maio. A iniciativa é responsável por percorrer a cidade recolhendo objetos que não têm mais utilidade para a população.

O primeiro caminhão recolherá inservíveis nos bairros Jardim Alterópolis, Jardim Margareth, Jardim Gardênia, Recreio Sertãozinho, Jardim Chácara Mea, Jardim Santa Inês, Jardim São Bernardino, Jardim Graziela, Veraneio Juruá e Vila Rica, do distrito de Palmeiras. Já o segundo atuará no Jardim Belém, Jardim Amazonas, Jardim Dora, Jardim Ipelândia, Jardim do Lago e adjacências.

O Cata-Treco recolhe móveis, eletrodomésticos e outros objetos em desuso, com exceção de resíduos de construção civil (entulho). Além disso, o serviço passou a contemplar o recolhimento de isopor, vidro e todos os tipos de óleo, que devem ser entregues em garrafa PET fechada.

Os agentes municipais orientam os moradores a separarem o que desejam descartar e deixar nas calçadas de suas casas logo nos primeiros dias de itinerário, pois o cronograma pode sofrer alterações de acordo com a demanda de cada região. A programação completa está disponível no site oficial da Prefeitura de Suzano (http://bit.ly/Cata-TrecoSuzano).

Os materiais obtidos pelo projeto vão direto para a Central de Triagem do Jardim Colorado, onde são repassados para a Cooperativa de Trabalho em Reciclagem Unidos Venceremos (Univence), que realiza no local a seleção, prensa e venda dos reciclados para empresas de logística reversa. Os objetos descartados pelos suzanenses são convertidos em renda para famílias cooperadas e em alimentos a serem doados para ações sociais do município.

No último ciclo da operação, que beneficiou seis bairros em diversos pontos da cidade, foram retirados das ruas 16 caminhões cheios de objetos descartados pelos suzanenses, o que representa aproximadamente 160 toneladas.

O secretário municipal de Governo, Alex Santos, ressaltou a importância do Cata-Treco para o combate ao descarte irregular no município. Segundo ele, além de contribuir para a preservação ambiental, o projeto ainda cumpre uma função social, convertendo objetos sem utilidade em renda para inúmeras famílias cooperadas e em cestas básicas para ações da prefeitura.

Quem presenciar descarte irregular na cidade pode denunciar de maneira segura e anônima à Ouvidoria Geral do Município, pelo telefone 0800-774-2007.

Deixe seu Comentário

Leia Também