quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Meio Ambiente

Operação conjunta resgata animais em situação de maus tratos no Jardim Monte Cristo

16 animais entre cães, cavalos, porcos e galinhas estavam presos em um terreno no Jardim Monte Cristo

27 julho 2021 - 10h12Por de Suzano

Uma operação conjunta da Prefeitura de Suzano resultou no resgate de 16 animais em situação de maus tratos nesta segunda-feira (26), no Jardim Monte Cristo. Eles estavam acorrentados e passando fome em um terreno particular, utilizado sem o consentimento do proprietário. Todos os bichos foram encaminhados para lares temporários e passarão por acompanhamento veterinário.

Tudo começou quando o setor de Bem-Estar Animal recebeu uma denúncia sobre uma possível criação de suínos no bairro, o que é proibido em áreas urbanas. Após investigarem o endereço, descobriram que o espaço pertencia a uma empresa de distribuição de energia elétrica, que não estava ciente do caso e permitiu que a prefeitura entrasse no local para vistoriar. Com o apoio do Departamento de Fiscalização de Posturas, os agentes se encaminharam ao terreno, onde encontraram não apenas porcos, mas também vários outros animais presos.

No espaço de terra batida e condições sanitárias precárias, havia cinco galinhas, dois galos, quatro cavalos, três porcos e dois cães. Todos se encontravam em situação de maus tratos, acorrentados, sem acesso a água ou comida, alguns inclusive machucados, com graves hematomas. Diante deste cenário, a equipe imediatamente acionou a Guarda Civil Municipal (GCM) para prestar boletim de ocorrência. A corporação agora conduzirá todas as providências necessárias para identificar e responsabilizar os envolvidos, que aparentemente utilizavam a propriedade de forma ilegal.

O chefe da pasta de Meio Ambiente suzanense, André Chiang, explicou que todos os 16 animais foram levados para tutores provisórios e receberão atendimento veterinário dos profissionais da prefeitura. “Nossa prioridade é sempre o bem-estar dos bichos. Com o rápido atendimento à denúncia pudemos tirá-los desta condição lamentável e movê-los para novos ambientes seguros e acolhedores, onde irão se recuperar e ter uma vida melhor. Seguimos à disposição da população para atender todo tipo de denúncia e combater os maus tratos e abandono de animais por Suzano, um compromisso constante da administração municipal”, concluiu.

Para denunciar casos de maus-tratos ou abandono, a orientação é procurar a Ouvidoria Geral do Município, por meio do site www.suzano.sp.gov.br, pelo aplicativo para celular “Cidadão Online”, pelo e-mail ouvidoria@suzano.sp.gov.br ou pelo telefone 0800-774-2007, além da equipe de Bem-Estar Animal, pelo número (11) 4745-2055.