quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Fiscalização

Operação conjunta vistoria funcionamento de ferros-velhos

Agentes municipais interditaram nesta quarta-feira (28) três estabelecimentos comerciais que estavam operando sem documentação

30 julho 2021 - 11h04Por de Suzano

A Prefeitura de Suzano realizou nesta quarta-feira (28) uma operação conjunta entre diversas forças de segurança e de fiscalização para verificar possíveis irregularidades em comércios de sucata e reciclagem da cidade. A medida teve como objetivo identificar e coibir casos de receptação de itens furtados ou roubados. Como resultado, três locais foram notificados e fechados por não terem a documentação necessária para funcionar.

A Operação Ferro-Velho teve início às 9 horas e contou com a participação de equipes do Departamento de Fiscalização de Posturas, da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Meio Ambiente, da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Polícia Militar (PM). Elas atuaram em três comércios previamente identificados no Jardim Nazareth, na Vila Amorim e na Vila Urupês. Na ocasião, foram vistoriadas as condições técnicas e sanitárias, checando regularidade e procedência dos materiais obtidos.

Nada de origem ilícita foi identificado. Em diálogo com os proprietários, os agentes municipais descobriram que nenhum dos três locais tinha documentação, requisito obrigatório para exercer a atividade. Diante deste contexto, todos foram interditados e só poderão voltar a abrir quando regularizarem suas situações legais. Os responsáveis foram notificados e deverão comparecer em breve junto aos órgãos responsáveis para providenciar a emissão dos documentos.

Segundo o secretário municipal de Segurança Cidadã, Elias Marques de Lima, as fiscalizações ocorreram de forma pacífica e as forças policiais estiveram presentes apenas para prestar apoio. Na oportunidade, ele explicou que a operação surgiu da suspeita de que alguns comércios deste segmento estão sendo responsáveis pela compra de objetos furtados e roubados na cidade, como fios de cobre.

“A operação foi organizada justamente para desarticular esta rede de estímulo à criminalidade, pois em muitos casos o furto de fiação e outros itens é feito com o intuito de vender os materiais para algum ferro velho. Seguiremos monitorando as atividades dos comércios de sucatas e reciclagem de Suzano para garantir que estão atuando de forma adequada. Vale lembrar que obter, transportar ou ocultar materiais furtados ou roubados é categorizado como crime de receptação, passível de multa e até prisão”, concluiu Marques.