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Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
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Reclamações

Ouvidoria de Suzano registra 3,9 mil solicitações em 2020

Reclamações mais comuns foram de podas de árvores e fiscalização de comércios, segundo levantamento

17 janeiro 2021 - 05h00Por Matheus Cruz - de Suzano
A Ouvidoria de Suzano registrou 3.983 solicitações em todo o período do ano passado. 
Entre as principais demandas da população, as fiscalizações aos comércios que, supostamente não seguem as medidas sanitárias impostas pela pandemia, foi uma das mais comuns. Também completam a lista pedidos de podas de árvores, solicitações de vigilância sanitária e maus tratos a animais. Foram 1.424 atendimentos no 1º trimestre, 731 no 2º trimestre, 822 no 3º trimestre e 1.006 no 4º trimestre de 2020.
 
De acordo com o balanço da Controladoria Geral do Município, a Ouvidoria Geral recebeu no último ano, o total de 3.983 manifestações. Foram 1.181 reclamações, 1.756 solicitações, 779 denúncias, 176 orientações, 49 sugestões e 42 atendimentos de elogios.
 
Dentre os assuntos mais manifestados, foram 300 pedidos de poda e supressão de árvore, 154 fiscalizações de comércio, - empresas e estabelecimentos -, além de 241 fiscalizações de vigilância sanitária. Também integram a lista, em grande quantidade, as notificações de limpeza de terrenos, maus tratos a animais, manutenção em via ou área pública e construção irregular. Pedidos de orientações e informações somaram 171. 
 
Como funciona
 
Após acolher a manifestação, solicitação ou reclamação, a equipe da Ouvidoria Municipal avalia o conteúdo e, se necessário, realiza a reclassificação do que foi solicitado. Após este processo, a manifestação é encaminhada para a secretaria responsável pelo assunto ou para entidades vinculadas, direta ou indiretamente com o município, - como as Organizações não Governamentais (ONGs), no caso de denuncia a maus tratos a animais, por exemplo.
 
Nos casos de sugestões, a equipe da Ouvidoria faz uma análise prévia da proposta e, a partir daí, estabelece uma frente de contato com a área responsável pelo assunto com o objetivo de viabilizar as possibilidades de implantar a sugestão. O prazo para resposta/atendimento é de 30 dias, sendo prorrogável por mais 30, nos termos da Lei 13.460/2017.
 
Atendimentos
 
Atendendo presencialmente na Rua Baruel, 126, a ouvidoria de Suzano também atende a população através do aplicativo Cidadão Online, no site da prefeitura, além dos telefones 0800 774 2007 e (11) 4743- 1796.