sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Palmeiras e região norte receberão projeto Cidadania Itinerante

Ação em parceria com o governo do Estado visa facilitar a acesso a serviços, agendamento para emissão de documentos e orientação social

19 agosto 2022 - 16h36Por Da Reportagem Local

Suzano recebe a partir da próxima terça-feira (23/08) o projeto Cidadania Itinerante, promovido pelas secretarias estaduais de Justiça e Cidadania (SJC), de Desenvolvimento Regional e de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a prefeitura. A iniciativa ofertará serviços gratuitos, agendamento para emissão de documentos, orientação social, entre outros. O atendimento no município ocorrerá até 25 de agosto (quinta-feira) no Centro Cultural de Palmeiras (rua Adelino Crispim Cardoso, 42 – Vila Júlia), e nos dias 26 e 27 (sexta-feira e sábado) no Centro Unificado de Serviços – Centrus Norte (avenida Francisco Marengo, 2.301 – Jardim Dona Benta), das 10 às 16 horas.

A atividade terá o apoio das secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social e de Desenvolvimento Econômico e Geração de Emprego, lideradas por Geraldo Garippo e André Loducca, respectivamente. O objetivo da ação itinerante é facilitar a prestação de serviços, por meio de orientação e atendimentos gratuitos. As equipes estarão à disposição do público suzanense em uma van do projeto, que estará estacionada nos locais mencionados. 

A iniciativa garantirá agendamento para retirada a segunda via de RG; solicitações de segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito; atestado de antecedentes criminais; carteira de trabalho digital no celular; entrada no Seguro Desemprego; emissão de segunda via de CPF; emissão de segunda via de contas de água e luz; elaboração de currículos; e consulta ao Serasa.

Também será possível o cidadão obter encaminhamentos e acolhimentos de denúncias dos programas da SJC, por meio das coordenadorias de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS); Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI); Políticas para a Mulher (CPMULHER); Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP); Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI); Coordenadoria Geral de Apoio aos Programas de Defesa da Cidadania (CGAPDC); Programa de Proteção às Crianças Ameaçadas de Morte (PPCAAM); e Ouvidoria.

De acordo com o secretário Garippo, a ação vem para reforçar o amparo social oferecido no município. “O acesso a esses serviços é indispensável para o exercício da cidadania. Essa parceria garante que todo munícipe tenha a oportunidade de atendimento, especialmente em localidades estratégicas, como o distrito de Palmeiras e a região norte”, disse.

O secretário Loducca também pontuou a importância da descentralização dos serviços. “Em Suzano, desde 2020, estamos com o Centrus Norte à disposição do público no Jardim Dona Benta. O equipamento descentralizado é o modelo do que pretendemos colocar em prática em outras localidades, a fim de contemplar cada vez mais famílias e evitar o deslocamento de grandes distâncias para o acesso a serviços essenciais”, reforçou.     

Deixe seu Comentário

Leia Também