sexta 19 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Pandemia atinge setor rural com 20 casos de Covid durante o ano de 2020

Objetivo é dar ainda mais suporte aos profissionais que atuam no plantio e na colheita

13 março 2021 - 23h58Por Daniel Marques - de Suzano
O Sindicato Rural de Suzano está atuando na comunicação direta com os produtores de hortaliças e legumes da cidade. A entidade registrou a contaminação de 20 associados no último ano, agora, com todos plenamente recuperados, o objetivo é dar ainda mais suporte aos profissionais que atuam no plantio e na colheita. 
 
De acordo com Ricardo Suchiya, presidente do Sindicato Rural de Suzano, todas as orientações estão sendo passadas, mas destacou que as infecções se deram fora do ambiente rural.
 
“Naquela ocasião, foram dez casais de agricultores. Mas as infecções se deram em ambiente fora da atividade rural, porque na atividade profissional eles praticam todos os procedimentos de segurança. A grande maioria foi contaminada por troca de objetos pessoais com pessoas fora do círculo social. Hoje todos estão plenamente recuperados do Covid-19”, informou. 
 
De acordo com o presidente da entidade, os infectados são pessoas que além de produtores, também exercem a atividade de feirantes, e todos são da região de Palmeiras, na área rural da estrada Keila Harada e região. 
 
Acompanhando o aumento de casos de Covid-19 na cidade, o sindicato orienta os agricultores sobre os cuidados pessoais quanto na atividade de trabalho, além de ajudar na acessibilidade das informações sobre leis e decretos, que são alternados constantemente. 
 
“Atuamos no apoio ao que refere a legislação, seja nas novas leis e novos decretos. No âmbito federal, estadual ou municipal. Também traduzimos as informações para a compreensão na linguagem mais próxima do uso do dia a dia dos nossos associados. Assim, trazendo a tranquilidade do exercício da atividade que o produtor exerce”, explicou. 
 
O setor alimentício foi um dos menos atingidos pelos prejuízos causados pela pandemia. Por se tratar de um alimento tradicional, a procura não diminuiu e segue fazendo parte do prato das famílias dos brasileiros. Para o ano de 2021, o órgão estima bons momentos, mas reitera a cautela necessária para o cenário.
 
“O ano de 2021 é de esperança, mas vamos manter máxima cautela. É importante ter o controle dos custos na medida do possível. Mas a solução é a vacina, somente a vacina permitirá esperança e recuperação total da economia”, destacou o presidente.
 
Produtores rurais mantêm ritmo na produção de hortaliças
 
Os produtores rurais de Suzano seguem com a produção de hortaliças a todo vapor. Mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia, o setor não sofreu grandes prejuízos – já que as hortaliças são tradicionais na mesa dos brasileiros e a procura segue alta. Além disso, o fator climático também tem contribuído para o rendimento dos produtores.
 
Na área de plantação em que Antônio Rodrigues Hidalgo, 51, é proprietário, ao menos até o momento, as tradicionais chuvas de início de ano não castigaram as hortaliças.
 
O cenário é diferente de anos anteriores, quando o volume de chuva trouxe grandes prejuízos e estragaram parte das produções.  “Neste ano, até agora estamos conseguindo colher sem dificuldades. Todos os anos acontecem chuva de granizo que atrapalham a produção, mas até agora não tivemos este problema”, comentou. 
 
Além de produzir, o agricultor também possui um hortifrúti, onde vende parte das hortaliças plantadas. Para as vendas no estabelecimento, a procura está cada vez menor por conta do medo dos consumidores.
 
“Aqui, as vendas diminuíram. Apesar de ser um produto muito comum nas mesas dos brasileiros e de baixo custo, as pessoas têm medo de vir comprar. Menos mal que não dependo só daqui, ainda faço as vendas em grande escala que estão saindo bem. Caso contrário, as coisas estariam muito ruins”, disse o proprietário.
 
No galpão de distribuição em que Roberto Godoy, 40, trabalha, o sentimento é de superação. Com as chuvas do ano passado, o produtor chegou a perder 90% do seu plantio. Agora, a expectativa é recuperar o que foi perdido. 
 
“Comparando com o último ano, as produções vão bem. Tive prejuízos sem precedentes e agora não estou tendo problemas. Espero que o cenário se mantenha. Tenho minha família para cuidar e os funcionários que eu contrato também precisam pagar suas contas”, destacou.
Segundo o proprietário, a maior parte das vendas são feitas para outras cidades. Entre os clientes, o galpão transporta e vende produtos para Ribeirão Pires, Santos, São Bernardo e a capital. 
 
 
Aparecido Silvério, de 62 anos, segue o trabalho no campo.
 
Atuando na área há mais de 20 anos, o agricultor Aparecido Silvério, 62, não dá sinais de tristeza. Além de cuidar de uma área de plantio de legumes que também segue produzindo, Aparecido ainda divide o tempo para cuidar de outras duas hortas. Para ele, a atividade é essencial e segue sendo uma das mais importantes para a população.
 
“Dedico minha vida a isso. Já tive oportunidades de sair do campo de plantação, mas eu não aguentaria. Todos os anos sofremos com as dificuldades, mas o plantio ensina que é só um ciclo que estamos passando”, complementou.

Deixe seu Comentário

Leia Também