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Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
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Estação da CPTM

Passageiros perdem 9,2 mil itens nos trens do Alto Tietê

Média mensal de itens encontrados nos trens da região foi de cinco mil no ano passado

16 janeiro 2021 - 20h00Por Fernando Barreto - da reportagem local
Pelo menos 9.212 itens foram perdidos em 2020 nas linhas de trens que atendem o Alto Tietê. 
As informações foram repassadas pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).
A média mensal de itens encontrados nos trens da região foi de cinco mil no ano passado. Essa média resulta em cerca de 60 mil itens perdidos no último ano. Porém, esse total representa queda se comparado a média de 2019, que foi de 7,6 mil ao mês. 
Atualmente a Central de Achados e Perdidos da CPTM conta com 11.160 itens. 
 
Procedimento
 
A empresa de trens explica que após o passageiro encontrar um item, seja em valor, documento ou objeto, deve entrega-lo para um fiscal da estação. O item então é encaminhado a Central de Achados e Perdidos. No local, funcionários da companhia fazem uma triagem, separam por tipo de item e cadastram no sistema.
A tarefa investigativa, sobre o proprietário do item, envolve cruzamento de informações, por meio de sites e bancos de dados diversos, visando à identificação de um possível contato do proprietário. A equipe que trabalha na Central realiza uma pesquisa minuciosa a partir de indícios nem sempre evidentes.
Após 60 dias, os objetos que não foram retirados por seus donos são encaminhados para o Fundo Social de Solidariedade de São Paulo (FUSSESP). Já os documentos pessoais, como RG, são devolvidos aos órgãos expedidores, enquanto os cartões bancários são destruídos.
 
Local
 
A Central de Achados e Perdidos da CPTM fica na Estação Palmeiras-Barra Funda e funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, exceto feriados. O contato também pode ser feito pelo telefone 0800-055-0121. Assim o passageiro pode ligar e registrar a perda. Se os documentos ou objetos forem encontrados, a CPTM contatará o passageiro.