terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Educação

Passe Livre de Suzano abre inscrições e recadastramento em julho

Créditos para gratuidade no transporte serão liberados mediante o retorno das aulas presenciais

21 junho 2021 - 16h58Por de Suzano

O novo prazo para inscrições e recadastramento no programa municipal Passe Livre Estudantil vai do dia 1º a 16 de julho. A iniciativa assegura a gratuidade no transporte público neste segundo semestre para os alunos que fazem parte do perfil contemplado. Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os créditos dos beneficiários só serão disponibilizados conforme o retorno oficial das aulas presenciais das instituições de ensino.

O programa, criado por meio da lei complementar nº 226/2013 e alterado pelas leis complementares nº 313/2017 e nº 317/2018, contempla estudantes moradores de Suzano, que se encaixam no perfil de renda familiar total de até três salários mínimos ou de renda per capita de até meio salário mínimo para cada integrante, com a comprovação pela folha resumo do Cadastro Único (CadÚnico).

Os interessados em se inscrever ou renovar o cadastro para o segundo semestre de 2021 devem, primeiramente, acessar o hotsite do programa (www.suzano.gov.br/web/passe-livre) e seguir as instruções para verificação do RG. O endereço eletrônico conta ainda com uma sessão de “Dúvidas Frequentes” e um vídeo com “Tutorial de Cadastramento”.

Ainda no ambiente online, o estudante deverá acompanhar o processo de análise e validação da sua solicitação, que terá duração entre 20 e 30 dias. A digitalização e o envio de documentos ocorrem totalmente pelo próprio site. A pessoa que está realizando a inscrição pela primeira vez, deve atentar-se à divulgação da data de confecção do seu cartão na tela “Dados do Estudante”.

É importante destacar a necessidade de inscrição ou renovação dentro do período indicado, para que o pedido possa ser analisado em tempo hábil e, sendo aprovado, o solicitante tenha direito ao benefício da gratuidade no transporte público municipal. Por causa da pandemia, a liberação dos créditos para os beneficiários aprovados pelo programa será realizada mediante o retorno das aulas presenciais. O aluno deverá se atentar ao calendário escolar e aguardar notificação por e-mail informando sobre o primeiro carregamento do seu cartão.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, a iniciativa garante mais acesso ao ensino. “No momento, estamos empenhados em vacinar 100% dos professores suzanenses, além dos demais profissionais da Educação. Essa é uma força-tarefa que representa mais esperança para o retorno das aulas presenciais de maneira segura. Com o cadastro atualizado no Passe Livre, será possível agilizar essa retomada para todos o quanto antes”, explicou. 

Vale reforçar que o prazo de 1º a 16 de julho deve ser respeitado, não sendo possível fazer a solicitação fora da data. No entanto, será possível enviar a documentação depois do período estipulado. Isso porque muitas instituições de ensino suspenderam o atendimento ao público em razão da pandemia de Covid-19. Por este mesmo motivo, neste semestre, o programa Passe Livre Estudantil prioriza o atendimento pelo e-mail passelivresuz@gmail.com e pelo telefone (11) 4744-6084.

Deixe seu Comentário

Leia Também