quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Pastoral Afro promove missa na Paróquia São Sebastião

24 outubro 2021 - 17h00Por Matheus Cruz - de Suzano
A Pastoral Afro de Suzano vai promover, no próximo dia 21 de novembro, a missa inculturada afro, em celebração ao mês em que é celebrado o dia da Consciência Negra. Marcada para às 16 horas, a cerimonia pretende reunir fiéis e integrantes do Movimento Negro da cidade.
 
A missa chamada inculturada tem por objetivo trazer a memória de Zumbi dos Palmares, líder quilombola que ficou marcado na história por atuar em defesa da liberdade do povo negro. De acordo com o coordenador da Pastoral de Suzano e da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro), Edson Pereira Reis, o Edinho, a missa será presidida pelo padre Gabriel Gonzaga e a ideia é expandir o conhecimento da população em relação à cultura afro.
 
“A pastoral vai promover a missa afro, onde vamos adaptar a liturgia romana à cultura afro-brasileira. A alegria do povo, o toque da percussão, as nossas vestimentas e cabelos. Queremos trazer informação sobre o povo negro e a história”, explica Edinho.
Além da iniciativa, está entre os planos da pastoral a realização de trabalhos sociais, com oferecimento de cursos de pré-vestibular com a formação de um grupo de professores que poderão atender jovens da periferia.
 
“Queremos montar um grupo de professores para jovens negros e não negros. Com isso, estaremos promovendo nossos jovens, o morador da cidade, às universidades com esse trabalho social”, disse.
 
A missa faz parte da programação de eventos que o Movimento Negro está organizando para celebrar o mês da Consciência Negra. As ações desenvolvidas pela entidade envolvem ainda debates, palestras e ações culturais com acesso ao público a partir do dia 16 de novembro, na Escola Municipal Ana Rita Gomes, localizada no Jardim Margareth.

Deixe seu Comentário

Leia Também