terça 16 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 16/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Lei Maria da Penha

Patrulha Maria da Penha apresenta aula em curso

Tema faz parte da programação “Agosto Lilás”, em alusão ao 16º aniversário da Lei Maria da Penha

17 agosto 2022 - 14h00Por Da Reportagem Local
O curso de Promotoras Legais Populares de Suzano chega à 20ª semana de aulas com a participação da Patrulha Maria da Penha, grupamento da Guarda Civil Municipal (GCM) voltado ao acompanhamento de mulheres sob medidas protetivas. O tema faz parte da programação “Agosto Lilás”, em alusão ao 16º aniversário da Lei Maria da Penha (lei federal nº 11.340/2006). A capacitação, promovida pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe), conta com atualizações semanais, com novos conteúdos toda terça-feira no canal oficial da Prefeitura de Suzano no Youtube (bit.ly/TVPrefeituradeSuzano).
 
A aula especial recebe a comandante da GCM, Rosemary Caxito, e a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Jaqueline Lima. Na oportunidade, a dupla faz um bate-papo sobre as funções do grupamento e aponta as principais dúvidas do público feminino sobre o serviço desempenhado pelo programa. O acompanhamento das vítimas se dá por meio da expedição da medida protetiva por parte do Juizado da Violência Doméstica e Familiar, após acolhimento do caso pela Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), vinculada à Polícia Civil. Ambos os órgãos contam com unidades de atendimento em Suzano.
Com a medida protetiva em mãos, a mulher passa a ser acompanhada pela patrulha, que conta com equipes especializadas para a atuação em caráter pedagógico e preventivo, a fim de coibir eventual desacato à medida. Durante a aula, a dupla aborda a legalidade dos serviços, o acolhimento das vítimas e a retirada de pertences, o papel da autoridade policial, os prazos da medida protetiva e os meios de denúncia.
 
De acordo com a coordenadora do curso de PLPs, a diretora de projetos Sandra Lopes Nogueira, a patrulha é um braço importante na luta contra a violência doméstica. “O serviço desempenhado pela GCM em Suzano é de extrema importância para a coibição da violência, sendo que a equipe atua na prevenção, mas também está pronta para efetuar prisões, assim evitando o feminicídio, que lamentavelmente assola a sociedade brasileira”.
 
A dirigente do Saspe, a primeira-dama Larissa Ashiuchi, também enalteceu o trabalho da patrulha em Suzano. “Neste primeiro semestre, o grupamento realizou mais de 4,2 mil rondas e efetuou dez prisões de agressores em descumprimento da medida. Além disso, neste mesmo período, outras 225 mulheres passaram a ser acompanhadas pela equipe. Isso mostra que o combate à violência doméstica é urgente e que a patrulha é imprescindível para a segurança e a vida de nossas mulheres”.