Clientes de todos os planos de saúde já podem saber rapidamente se estão ou não com dengue. A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluiu os testes rápidos na lista de procedimentos de cobertura obrigatória em todo o Brasil. A ação passou a ser exigida no sábado e vai beneficiar 81.896 mil moradores de Suzano que são associados a algum plano de saúde. O paciente conveniado pode saber em até 30 minutos se tem, ou não, a doença causada pela picada do mosquito Aedes aegypti. . A ANS também incluiu na lista de procedimentos obrigatórios o teste para detectar o vírus chikungunya.
O teste rápido é feito por meio de um exame de sangue, que serve para detectar o antígeno NS1, substância presente em altas concentrações em pacientes infectados pelo vírus da dengue. O exame precisa ser realizado obrigatoriamente nos cinco primeiros dias após início dos sintomas e deverá ser indicado por um médico.
Em Suzano, o serviço já pode ser encontrado por pacientes de quatro convênios: Samed, Sulamerica, Metrus e Artella.Todos os testes podem ser realizados no Hospital Santa Maria, gerenciado pela Samed. Entre esses planos, a Samed foi a primeira a disponibilizar esse tipo de serviço na região. A iniciativa foi colocada em prática em outubro de 2015, com o objetivo de disponibilizar mais tranquilidade aos conveniados. Associados de outros planos são atendidos em hospitais de outras cidades da região. Todos já estão com o procedimento do diagnostico rápido em funcionamento.
Desde 2000, todos planos de saúde são obrigados a oferecer os exames tradicionais para detectar a dengue, porém anteriormente o resultado poderia sair em até 48 horas. A medida imposta pela ANS visa combater o avanço das doenças causadas pelo Aedes aegypti em todo país. Quem tiver problemas para conseguir fazer o exame pelo plano deve procurar o site da Agencia Nacional (www.ans.gov.br) e denunciar o caso.
DENGUE
As cidades da região registraram no ano passado cerca de quatro mil casos contra a dengue, além de cinco casos de chikungunya e um de zika vírus. Somente em Suzano foram quase 800 casos confirmados. Em 2014, para se ter uma ideia, 37 casos de dengue haviam sido confirmados.