sexta 26 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Plataforma da USP e Unesp aponta alta na taxa de contaminação do vírus

Taxa prevista para a região é de 1,81. Índices acima de 1 indicam risco de avanço na pandemia

24 janeiro 2021 - 10h00Por Thiago Caetano - de Suzano
A plataforma SP-Covid-19 Info Tracker, criada para analisar o avanço da Covid-19 em São Paulo, aponta crescimento na taxa de contaminação nas cidades do Alto Tietê. 
 
A taxa prevista para a região na sexta-feira (22) foi de 1,81. 
 
Isso quer dizer que um grupo de 100 contaminados pode infectar outras 181 pessoas. Os índices acima de 1 apontam que pode haver um avanço da pandemia na região. 
 
A plataforma foi criada por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). 
 
O Info Track disponibiliza informações de 82 municípios e possui dados de histórico diário, índices epidemiológicos e resultados de estatísticas matemáticas.
 
Os números são obtidos diretamente com as prefeituras. As análises são feitas em tempo real.
 
O professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e coordenador da plataforma Info Tracker, Wallace Casaca, considera o número bastante alto. 
 
“Infelizmente esperamos um aumento no número de casos para esta região. É preciso atenção, pois a situação é grave”, disse Wallace.
 
No ranking de Número Efetivo de Reprodução (RT Diário), a sub-região Grande SP Leste abrange as seguintes cidades: Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano. Atualmente, a região ocupa a quinta posição no ranking, ficando atrás das regiões de Franca (2,53), Barretos (2,27), Grande SP Norte (2,03) e Taubaté (1,82)
 
Para fazer as análises dos casos, a plataforma se baseia na matemática e inteligência artificial. “É a taxa x (vezes) de um grupo particular de pessoas contaminadas com a doença, as quais tem a capacidade de disseminar o vírus. Em geral, a gente toma um grupo de 100 pessoas por conta da facilidade nas contas e na explicação de como essa taxa funciona”, explicou o professor.
 
O site que disponibiliza os dados é o https://www.spcovid.net.br/. Clicando na aba “Veja as projeções da Covid-19 aqui”, logo abaixo de “Info Tracker Estado de São Paulo”, abrirá uma nova página, que consta o ranking de Número Efetivo de Reprodução (RT Diário). O Info Tracker também disponibiliza informações das outras regiões do Brasil.

Deixe seu Comentário

Leia Também