Envie seu vídeo(11) 97569-1373
domingo 27 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 27/09/2020
ÚNICCO POÁ
Pmmc Sarampo
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE

População se prepara contra chuvas com limpeza e construção de comportas

26 JAN 2016 - 07h01

Os suzanenses se preparam para enfrentar as chuvas de verão, que devem ficar mais intensas e constantes neste mês. Em meio a cheias e transbordo de rios, os munícipes têm se movimentado para fazer limpeza de calçadas e construção de comportas. Ontem, o DS percorreu algumas vias da cidade, entre os locais afetados estão Rua Armando de Salles Oliveira, na área central, e a Rua da Transmissão, no Jardim Monte Cristo, além da Rua Presidente Getúlio Vargas, no Jardim Santa Helena.

A aposentada Mariza Sigoco Kian, que fazia a limpeza da calçada na manhã de ontem, conta que o temporal de domingo fez a Rua Presidente Getúlio Vargas virar rio, e a terra de um terreno, na Rua Armando de Salles Oliveira, se transformou em lama após a tempestade. "Não posso gastar água então só poderei varrer. Além disso, estou retirando o mato que cresceu na sarjeta", comenta.

O comerciante Roque Onofre se assustou com a chuva forte. Ele explica que a água quase invadiu a residência. "Em meia hora de chuva parecia que estávamos em um rio. A situação me preocupou muito, a água vem da rua de cima e não temos o que fazer", lamenta. O serralheiro Sérgio Ara concorda e completa que antes a Armando de Salles era um rio e depois de ser canalizado ele simplesmente deixou de passar por baixo para passar por cima da via. "Falta a construção de um gradil que permita a circulação da água e evite o transbordo", frisa.

Para o também aposentada José Carlos Silveira, o fechamento de uma sarjeta na altura do número 1.425 foi o que ocasionou a cheia. "Antes de a sarjeta ser fechada, não passávamos por este problema. Agora, a água que vem do Largo da Feira passa pelo terreno ao lado do Suzaninho e chega à Presidente Getúlio Vargas cheia de terra".

No Monte Cristo, os moradores puderam ficar um pouco mais tranquilos. Segundo o pintor de autos Vanderlei Rodrigues de Sousa, desta vez a água não invadiu as casas. "Mesmo com chuva intensa o rio não transbordou. Mas hoje mesmo comecei a construção de um muro maior para instalar uma comporta. Precisamos nos preparar", afirma.

Em Poá, os comerciantes da área central da cidade, também ficaram um pouco mais sossegados. De acordo com eles, as chuvas não ocasionaram problemas à população. No entanto, eles ainda aguardam apoio da Prefeitura e o ressarcimento das perdas sofridas no último alagamento registrado no início do mês.

CHUVA

De acordo com o portal meteorológico Climatempo, Suzano deve receber pancadas de chuva em todos os dias desta semana. Os temporais acontecerão à tarde e à noite. Ainda segundo a previsão, o município pode receber cerca de 74 mm de chuvas até segunda-feira.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias