Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quinta 01 de outubro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 01/10/2020
SOUZA ARAUJO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
ÚNICCO POÁ

Pré-candidatos aprovam realização de debate da Rede DS Comunicação

14 JUN 2016 - 08h00

Os pré-candidatos de Suzano, na eleição deste ano, aprovaram a realização do debate, que será realizado no dia 6 de setembro, pela Rede DS de Comunicação. Caso haja segundo turno, um outro debate acontecerá no dia 18 de outubro. Além disso, a Rede DS vai realizar um debate em Poá, no dia 9 de setembro, em parceria com o jornal AT Notícias.

Os dois ofícios solicitando os locais para a realização dos eventos foram encaminhados para a Associação Cultural Suzanense, Bunkyo, em Suzano, e Esporte Clube XI Paulista, em Poá. Será o 2º debate da história política de Suzano. O primeiro foi realizado no dia 11 de setembro nas eleições de 2012.

A pré-candidata pelo PSDB, Carmen Lúcia Lorente, a Carminha, participou do debate na última eleição. Para ela, é uma oportunidade de o eleitor avaliar e postura e o conhecimento do candidato. “Como não teremos propaganda na televisão, o debate será uma forma excelente de passar a mensagem”, disse. Para ela, o candidato vai ter de se preparar e se aprofundar na história e características da cidade. “É importante que se apontem problemas, mas também soluções. Vejo muita gente apontando só problemas, sem dar soluções”.

O pré-candidato pelo PTB, Israel Lacerda, também participou do debate realizado em 2012 e falou da importância dele no processo eleitoral. “Debater as propostas para o futuro de Suzano será muito importante para discutir os problemas do nosso município e as possíveis soluções para resolvê-los. O debate político é o aspecto mais importante nos momentos que antecedem as eleições e deve ser mais aproveitado. Fui candidato a prefeito quatro anos atrás, participei do último debate organizado pela Rede DS e sei da seriedade e prestação de serviço que essa roda de conversa entre os candidatos será para os eleitores suzanenses. O que espero é que o nível, respeito e diálogo em prol de Suzano sejam mantidos e que as ideias sejam colocadas apenas para o bem do nosso município” .

Para Luiz Carlos Geraldo, o Professor Luizinho, vereador e pré-candidato à Prefeitura de Suzano pelo PT, a realização de um debate em tal proporção demonstra o interesse da Rede DS em contribuir para o processo democrático do município. "Os meios de comunicação têm um papel muito importante na construção do diálogo democrático, e a Rede DS está de parabéns por promover este debate", disse. "Acredito que todos os setores organizados da sociedade civil podem contribuir para que a população tenha um amplo acesso à discussão política, conheça seus candidatos e possa comparar propostas e planos de governo que visem melhorar nosso município".

O ex-prefeito e pré-candidato pelo PDT, Marcelo Candido, frisou a importância da discussão dos projetos para Suzano e afirmou que o debate é uma oportunidade de fazê-la. "O debate entre os candidatos é fundamental para a população decidir qual será o projeto que governará a cidade nos próximos quatro anos; a partir do momento em que as ideias dos diversos projetos são discutidos, as experiências de gestão deverão ser avaliadas entre os candidatos e, principalmente, pela opinião pública, que fará o juízo definitivo do futuro de nossa Suzano".

Já o pré-candidato pelo PR, Rodrigo Ashiuchi falou que o debate da Rede DS favorece o exercício da democracia e será uma grande oportunidade para os eleitores conhecerem melhor os candidatos, além de terem acesso a seus históricos, com a relação que eles têm com a cidade e, principalmente, acesso a propostas, podendo analisar se elas correspondem ou não às necessidades da população. “Pessoas para reclamar e apontar as deficiências do município sobram. Todo mundo sabe o que não funciona em Suzano, não de hoje. Contudo, falta quem propõe soluções reais e diga para onde vai levar a cidade nos próximos anos. Desta forma, o debate para nós, do PR, será uma grande oportunidade. Como é ferramenta inerente ao processo eleitoral, não encaro como uma agenda que nos faça mudar estratégias. Contudo, o mínimo é que, na qualidade de pré-candidato, desde já, eu me prepare, ao lado do arco-suprapartidário que já me apoia, para poder, na oportunidade, tirar as dúvidas do cidadão, o maior beneficiado deste processo".

Said Raful, pré-candidato pelo PSD, frisou a importância da realização do debate na primeira eleição em que Suzano pode ter segundo turno. "Esta eleição deverá traçar um novo rumo para Suzano. É um processo diferente, pela primeira vez com segundo turno, e em um cenário de renovação, já que o próximo prefeito será uma pessoa que nunca ocupou a função. Por isso a iniciativa da Rede DS se faz tão importante. E dentro deste conceito eu acredito que o debate, desde que seja promovido em um ambiente maduro e focado em propostas, é uma grande oportunidade para que o eleitor conheça os seus possíveis representantes, suas propostas e a maneira como pensam".

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias