Envie seu vídeo(11) 4745-6900
quinta 25 de fevereiro de 2021

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/02/2021
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
CENTRO MÉDICO

‘Precisamos de esperança’, afirma a 1ª vacinada contra a Covid-19

Cerca de 680 vacinas foram aplicadas nas primeiras 24 horas no município. Até agora são 800 doses

Por de Suzano22 JAN 2021 - 05h00
Geraldina Cristina Gabriel Foi a primeira a receber vacina em SuzanoFoto: Irineu Júnior/Secop Suzano
A enfermeira Geraldina Cristina Gabriel, de 42 anos, acredita que a vacinação contra a Covid-19 vai trazer esperança de dias melhores. Ela foi a primeira a ser vacinada, na noite de quarta-feira, em Suzano.
 
“Acho que a gente precisa de esperança e a vacina é a possibilidade de mudança, é a melhora que todos nós esperamos para que a vida possa seguir adiante”, enfatizou.
 
A enfermeira é servidora municipal atuante na linha de frente no combate à pandemia na cidade.
 
Geraldina, mais conhecida como Dina, é moradora do Jardim Graziela e faz parte do grupo de risco da Covid-19. Além de trabalhar na Saúde, como enfermeira e gerente da Unidade Básica de Saúde (UBS) Dr. André Cano Garcia, no distrito de Boa Vista, ela é hipertensa. “Estou muito contente e ansiosa pela ampla imunização contra o novo coronavírus. Fiquei bastante surpresa e agradecida por ser escolhida para tomar a primeira dose. É uma grande responsabilidade, mas tenho certeza de que a ação vai incentivar outras pessoas. Quando um profissional da Saúde se dispõe a tomar a dose, mostra confiança. Este é o primeiro passo para a conscientização de todos e rumo ao fim da pandemia”, declarou.
 
Dina, que vive ao lado de seus dois filhos adolescentes, de 14 e 15 anos, disse que a rotina de trabalho foi bastante impactada pela Covid-19. “O cuidado tem sido mais que redobrado nos últimos dez meses. A proteção pessoal, para evitar contrair o vírus e levar para outras pessoas, é fator primordial. Felizmente, até o momento, ninguém em casa apresentou sintomas. Porém, todos os dias acompanho de perto o drama de dezenas de famílias”, compartilhou.
 
A enfermeira conta que, atualmente, a unidade que gerencia separou uma ala distinta para atender os pacientes com sintomas da Covid-19. “Nossa rotina mudou muito. Não podemos deixar de acolher pacientes com outras enfermidades, por isso buscamos traçar essa logística. Em média, recebemos 18 casos relacionados à doença, sendo que pelo menos 70% são de novos pacientes diários. Também chegamos a realizar, por dia, de dez a 12 coletas de exame swab (RT-PCR)”, explicou. Moradora da zona norte de Suzano desde os nove anos de idade, Dina está há mais de uma década trabalhando na Saúde, passando pelas redes públicas estadual e municipal.
 
“Eu me formei como técnica e auxiliar de enfermagem na Escola Técnica Mogiana (ETM) e logo ingressei na faculdade de enfermagem na Universidade Cruzeiro do Sul, me graduando em 2014, aos 35 anos. Por 12 anos estive na rede básica de Saúde da capital, no centro de São Paulo, passando também pelo Hospital Geral de Guaianazes”, contou.
 
Há quatro anos Dina se dedica à rede municipal de Saúde em Suzano. “Aqui já trabalhei na unidade do Tabamarajoara, depois fui para Palmeiras, até chegar à UBS Boa Vista. Para mim é uma honra fazer parte deste momento histórico da cidade". 
 
Parte de equipe do Samu é vacinada; estoque termina na quarta
 
O estoque com as 2,8 mil vacinas disponibilizadas pelo Estado deverá chegar ao fim na próxima quarta-feira em Suzano. Até o momento, cerca de 800 profissionais da saúde já foram vacinados na cidade. 
 
Ontem (21), 30 profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam a vacina. Até o final da semana serão 80.
 
O secretário de Saúde de Suzano, Pedro Ishi, destacou a importância da campanha para Suzano.  "É um momento histórico para cidade e para todos os profissionais da saúde. Hoje estamos começando nosso plano de imunização pela rede de urgência e emergência. A expectativa é que consigamos terminar de aplicar essas doses o mais rápido possível, nossa perspectiva é que até quarta-feira finalize as 2.800 doses", explicou. 
 
De acordo com o secretário, à medida que o governo do Estado forneça mais doses, o plano de imunização vai avançando proporcionalmente. Assim que terminar a imunização dos atuantes na linha de frente da saúde, será a vez de atender aos idosos. Segundo Pedro, o grupo corresponde à 35 mil pessoas em toda a cidade. "Teremos de fazer de uma forma bem responsável, mas com certeza a secretaria de Saúde fará isso de forma inteligente. Vamos preparar nossos polos que serão divididos entre região Norte, região Sul e Centro", destacou. 
Na ação realizada nesta quinta, 30 profissionais do Samu foram imunizados. No local, o clima foi de emoção entre os trabalhadores que desde o início da pandemia, atuam na base do comprometimento e amor à profissão. É o que relata Nelson de Siqueira, coordenador de frota.
"É muita emoção ver a aplicação ocorrendo. Eu e meus amigos enfim imunizado, é de uma sensação imensamente satisfatória", comentou.
 
Atuando há 12 anos nos atendimentos do Samu, o coordenador aproveitou a oportunidade para destacar que a população precisa confiar na imunização e não acreditar no que veem por aí.
"Mesmo com toda a polêmica que veio, com toda as fake-news que lemos, eu não estou preocupado com isso. Minha preocupação é que todos os brasileiros sejam vacinados. Tenham fé que isso vai passar", disse.
 
A atendente Erica Elias, que trabalha há seis anos também foi uma das imunizadas. Com muita emoção, ela relatou a importância da campanha que imunizou ela e seus colegas. "Não temos nem palavras. Apesar de trabalhar interno, eu e meus colegas que trabalham nas ruas sabemos da importância de estarmos, enfim, imunes. A gente escuta muita coisa, mas a minha mensagem é que todos que tiverem acesso, devem tomar", finalizou. Todo o processo de manipulação e aplicação está sob responsabilidade da Vigilância Epidemiológica, que conta com sete câmaras de refrigeração, dois refrigeradores, dois freezers e um veículo refrigerado.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias