Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 23 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 22/09/2020
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO
PMMC COVID SAÚDE

Prefeitos se unem para discutir coleta e destinação de lixo da região

15 OUT 2015 - 08h01

Os prefeitos do Alto Tietê se uniram para discutir e encontrar melhores alternativas para a coleta e destinação do lixo nas cidades. O assunto foi debatido ontem durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), que contou com a presença da secretária estadual do Meio Ambiente, Patrícia Faga Iglesias Lemos. Ela informou que o Estado vem estudando medidas para separar o lixo. Esta responsabilidade é dos municípios, assim como a destinação final. Além disso, a secretária afirmou que estuda responsabilizar os fabricantes pelo descarte final de seu lixo.

O presidente do Condemat e prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), falou sobre a importância da coleta seletiva e de outros meios de destinação dos materiais descartados pela população. "Em Mogi apenas 5% do lixo é reutilizado e reciclado, o que já é um número alto em comparação a outros municípios. Precisamos encontrar meios de encaminhar o menor número de lixo para aterros”.

Bertaiolli não foi o único que levantou o assunto, o prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB), pontuou a dificuldade financeira que os municípios passam devido a quantidade de lixo levado para aterros, que ficam em outros municípios. "A retirada do lixo e envio para Guarulhos, que é onde fica o aterro sanitário de Suzano, custa muito dinheiro", explicou. As dificuldades também foi apontado pelo vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto.

A secretária ressaltou a importância de medidas para reduzir o lixo produzido e informou que pasta estadual está trabalhando na questão. "Diminuir este problema de saneamento e de resíduos é para onde vamos caminhar. Uma forma é eliminar os resíduos dos produtos fabricados, produtos, embalagens e etc. É claro que também há coleta seletiva e a reciclagem. Contudo, queremos separar o que é o papel dos municípios para a destinação final dos resíduos, do governo de São Paulo e pontuar o que é co-responsabilidade dos fabricantes. Já estamos trabalhando nisso e logo será realidade dos municípios do Alto Tietê".

Durante o encontro, Patrícia informou que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) virá a Salesópolis no próximo dia 22 para participar da ação do Programa Estadual de Nascentes.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias