terça 23 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Inclusão

Prefeitura de Suzano traz dados do coronavírus em libras nas redes sociais

Ação prevê maior inclusão da comunidade surda nas páginas oficiais e aos conteúdos ligados à prefeitura

26 janeiro 2021 - 15h58Por de Suzano

Os perfis oficiais nas redes sociais da Prefeitura de Suzano, no Instagram, no Youtube e no Facebook, começaram a disponibilizar nesta semana as atualizações do Boletim Epidemiológico do Coronavírus, atualizados diariamente, adaptados em Língua brasileira de sinais (Libras). O novo formato é postado nos “stories” e em playlist das páginas e recebe narração para pessoas com deficiência visual.

A atualização ocorre sempre às 18 horas, seguido do Boletim Epidemiológico, que conta com os casos confirmados, óbitos e recuperados, além do número de pessoas vacinadas, taxa de ocupação dos leitos destinados ao tratamento de pessoas com a Covid-19 e taxa de mortalidade. 

A prefeitura criou também o projeto “Momento Libras”, uma série de vídeos ensinando palavras, usadas no cotidiano, na linguagem de sinais. O objetivo do conteúdo é tornar o ensino de Libras mais próximo de todos os munícipes e aumentar a socialização das pessoas com deficiência auditiva na cidade. A série vai ao ar ainda neste mês de janeiro. A intérprete de Libras, que tornou os conteúdos possíveis, é a funcionária da Secretaria Municipal de Educação, Cláudia Oliveira.

Além das redes sociais, desde julho de 2018, o site oficial da Prefeitura de Suzano (suzano.sp.gov.br) já é 100% acessível. As ferramentas seguem as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (eMAG), desenvolvidas pelo Departamento de Governo Eletrônico.

A partir da barra instalada na parte superior do site, os internautas encontram atalhos para os recursos de navegação acessíveis. A página de acessibilidade do site também oferece links e orientação para instalação de softwares gratuitos necessários para a navegação.

 As principais ferramentas disponíveis são: Alto Contraste, para pessoas com daltonismo; Aumento e Diminuição do Tamanho das Letras, para pessoas com problemas visuais; Acesso das Informações por Teclado, para pessoas com restrições motoras; e Descrição de Imagens, para deficientes visuais.

Outro projeto, que está em andamento desde agosto do ano passado, é o curso on-line de Libras, disponível pela Educação municipal e pelo Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe). São 24 aulas ministradas pela instrutora e intérprete de Libras Cláudia Oliveira. Os interessados podem assistir aos vídeos de acordo com a sua disponibilidade. 

O conteúdo programático inclui conhecimento da cultura e identidade surda, leis, alfabeto manual, numerais e os sinais básicos e cotidianos para a comunicação, como saudação, alimentos, animais, locais, contexto escolar, familiar, verbos, pronomes, entre outros.

Para o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, esta ação torna a cidade cada vez mais acessível e com serviços para todos os suzanenses. “Nossa gestão trabalha para assistir a todos os munícipes. Traduzir o conteúdo das redes sociais para a linguagem de sinais aproxima a comunidade surda do que acontece na cidade, dos serviços essenciais e incentiva o estudo das Libras para a comunidade em geral”, ressaltou.

Deixe seu Comentário

Leia Também