sábado 20 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 20/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Solidariedade

Prefeitura mobiliza servidores para doação de sangue

Campanha ‘Cipeiro Sangue Bom’ incentiva ação junto ao hemocentro

28 setembro 2021 - 14h14Por de Suzano

A Prefeitura de Suzano, por meio da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), tem mobilizado os servidores sobre a importância da doação de sangue. Na última sexta-feira (24), a campanha “Cipeiro Sangue Bom” levou um grupo de sete colaboradores a contribuir com o Hemocentro de Suzano. A ideia é incentivar a participação dos servidores e fomentar a empatia e a solidariedade, uma vez que o banco de sangue depende unicamente da doação e presta um serviço gratuito a toda a comunidade, abastecendo os estoques utilizados pelo sistema de Saúde em situações de emergência. 

De acordo com o presidente da Cipa, César Braga, a ação tem sido trabalhada junto aos servidores da comissão interna, com o objetivo de ampliar o diálogo para todos os demais colaboradores do município. “Queremos construir essa cultura solidária, fomentando o hábito da doação periódica e assim evitar a escassez de sangue no hemocentro, sobretudo em períodos de queda, como no inverno, por exemplo. Por isso, a partir do pessoal da Cipa, incentivamos todos os demais servidores a aderir ao movimento e conhecer o trabalho do banco de sangue, que presta um serviço essencial à saúde atuando diretamente em situações de emergência e outros casos em que a vida de um paciente depende dessa oferta de sangue”, disse.

Na última sexta-feira (24), a Cipa realizou a primeira doação conjunta com um grupo de sete servidores, membros da comissão. Os interessados em participar podem realizar o agendamento de segunda a sexta-feira, das 9 às 13 horas, ou aos sábados, das 9 às 12 horas, por meio do telefone (11) 4752-9999, que também é WhatsApp, ou na própria unidade do hemocentro localizada na avenida Antônio Marques Figueira, 1.841, na Vila Figueira.

É importante lembrar que, para realizar o procedimento, o doador deve ter idade entre 16 e 69 anos e boas condições de saúde, não podendo ingerir medicações que possam comprometer a doação, além de pesar acima de 50 quilos, ter tido uma boa noite de sono e estar bem alimentado. Também não é permitida a ingestão de bebidas alcoólicas e tabaco no dia do procedimento. No caso de doadores menores de idade, um responsável deve acompanhar o procedimento na unidade portando um documento com foto.  

Apesar da pandemia, a Covid-19 não é um empecilho para a doação. Isso porque mesmo aqueles que testaram positivo para a doença podem contribuir, desde que seja respeitado o prazo mínimo de 30 dias desde o último sintoma do vírus. Tal precaução inibe qualquer risco de contaminação a terceiros no momento do atendimento, uma vez que não há evidências sobre a transmissão do coronavírus por transfusão de sangue. Já no caso de o doador ter tomado a vacina contra a Covid-19, deve-se esperar pelo menos 48 horas para o procedimento.

Para o prefeito Rodrigo Ashiuchi, a iniciativa é de extrema relevância para a cidade. “Essa é uma ação muito bonita, partindo do exemplo dos nossos servidores para todos os demais munícipes. Suzano é uma cidade solidária, por isso contamos com a empatia de cada colaborador e cidadão que possa doar um pouquinho do seu tempo para agendar a coleta de sangue e realizar esse ato de amor ao próximo”, comentou.