quinta 18 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 18/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Prefeituras do Alto Tietê afastam 355 servidores com Gripe e Covid-19

Para evitar que esse número cresça e com objetivo de garantir a saúde dos servidores, prefeituras reforçam orientações

13 janeiro 2022 - 05h00Por Matheus Cruz - de Suzano
Pelo menos 355 servidores públicos municipais das cidades do Alto Tietê foram afastados de suas funções em decorrência de sintomas da Gripe H3N2 e da Covid-19. 
 
As informações foram confirmadas por sete das dez cidades da região nesta quarta-feira (12).
 
Para evitar que esse número cresça e com objetivo de garantir a saúde dos servidores, as prefeituras estão reforçando as orientações e cuidados sanitários.
 
Em Suzano, atualmente são 14 servidores afastados por conta de gripe e outros 31 por Covid-19, totalizando 45 servidores. Ao todo, o município conta 5.287 servidores ativos. 
 
A administração municipal informou ao DS que reforça a importância do uso obrigatório da máscara durante todo o expediente, os ambientes também passam por limpeza diária e o distanciamento social entre os pares é recomendado, sobretudo na hora das refeições. 
 
Em Itaquaquecetuba, dos 4,9 mil servidores, 120 estão afastados. Os atestados são entregues apenas após o período de quarentena, por prevenção. Para evitar mais casos, a Prefeitura de Itaquá detalhou que está realizando a testagem de todos a fim de evitar que o vírus se espalhe, orientando que caso algum tenha sintomas, faça o teste junto com todo o setor novamente.
 
Em Mogi das Cruzes, no período de 1 a 10 de janeiro de 2022, foram 39 afastamentos por Covid, sendo 28 por suspeita e 11 com diagnóstico confirmado. No mesmo período, são 26 afastamentos por gripe. Totalizando 65 afastamentos.
 
Segundo o Executivo, a recomendação é que os servidores permaneçam seguindo os protocolos de prevenção, como uso de máscara e álcool em gel e, na medida do possível, manter o distanciamento.
 
Além disso, a administração reforça que os funcionários que apresentarem sintomas devem comunicar a chefia imediatamente e procurar uma unidade de saúde para atendimento. 
 
Quando servidores apresentam suspeita ou confirmação de Covid-19 ou gripe, são afastados pelo período determinado pelos serviços de saúde e ficam em regime de teletrabalho (home office).
 
Já em Guararema, são contabilizadas 10 pessoas - entre funcionários e estagiários - que estão afastados por atestado médico de gripe ou covid-19. Mesmo assim, todos os equipamentos e repartições estão funcionando normalmente.
 
Em Arujá, são cerca de 97 afastamentos por problemas respiratórios. A Prefeitura de Biritiba Mirim também confirma o afastamento de cinco funcionários.
 
Até o fechamento desta reportagem, as prefeituras de Ferraz de Vasconcelos, Santa Isabel e Salesópolis não retornaram o contato feito pelo DS.