quinta 25 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 25/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Previsão indica 3ºC no sábado, mas temperatura melhora na segunda-feira

Chances de chuva em toda a região é de 0% nos primeiros dias de agosto

29 julho 2021 - 22h15Por Matheus Cruz - da Região
A frente fria que atingiu as cidades do Alto Tietê nesta semana já tem data para ir embora. De acordo com o Climatempo, plataforma que monitora as condições climáticas das cidades, nos próximos 15 dias a temperatura voltará a subir parcialmente em toda a região e as chances de chuva são de 0% nos primeiros dias de agosto. 
 
Em Suzano, por exemplo, se neste sábado (31), a mínima prevista é de 3°C e máxima de apenas 13°C, na segunda-feira (2), a temperatura mínima será de 10°C e a máxima de 19°C. Já na outra segunda-feira, (9), os termômetros deverão indicar temperatura de 21°C a 32°C, o índice mais alto apontado pelos termômetros dentro dos próximos 15 dias. 
 
Cenário parecido em Mogi das Cruzes, onde a plataforma também não prevê chuvas para os próximos dias. Apesar de indicar temperatura mínima de 2°C nesta sexta-feira (30), será o menor registro dentro dos próximos 15 dias, já que a partir de sábado (31), a mínima passa a subir diariamente. No segundo domingo de agosto (8), por exemplo, a previsão é de mínima de 17°C e máxima de 30°C na cidade. 
 
O mesmo cenário se repetirá nas demais cidades da região. Com sol na maior parte do dia, os moradores poderão colocar ao menos um dos agasalhos de volta no guarda-roupas, bem como o guarda-chuva. 
 
Prevenção
 
Mesmo com a previsão dos próximos dias não indicarem chuvas, a Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano informou que segue com os trabalhos de prevenção a possíveis alagamentos. Para isso, a pasta realiza ações de desobstrução de bueiros e limpeza de rios, córregos e valas de drenagem. 
 
Represas 
 
Apesar da chuva que caiu na região entre terça (27) e quarta-feira, o nível dos mananciais do Alto Tietê seguem próximas dos 48,4%, média registrada na série histórica. De acordo com dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), o armazenamento atual é de 49,63% no sistema. 
 
Em índices separados entre os cinco reservatórios da região, a Represa Ponte Nova tem volume de 59,88% de armazenamento e é a que tem melhor percentual. No manancial de Taiaçupeba, o armazenamento é de 49,34%, o segundo melhor registro. 
 
Os percentuais são mais preocupantes na Represa Jundiaí, que possui apenas 27,78%, seguido da Represa Biritiba com volume de 27,07% e por fim, a Represa de Paraitinga, que tem volume armazenado de 23,90%.