Envie seu vídeo(11) 97569-1373
segunda 09 de dezembro de 2019

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 07/12/2019
COLÉGIO PLENITUDE
Evatânia Psicopedagoga

Procon de Suzano faz acompanhamento de preços e prepara ação especial para Black Friday

Órgão municipal tem verificado valores dos produtos mais procurados em lojas do comércio varejista desde setembro para prevenir promoções irreais

Por de Suzano19 NOV 2019 - 18h25
Nas visitas, o órgão também orienta os gerentes dos estabelecimentos sobre as oscilações e trata sobre as possíveis consequências caso os falsos descontos lesem o consumidorFoto: Irineu Junior/Secop Suzano

A equipe do Procon de Suzano realizará uma fiscalização de preços especial no dia da Black Friday, que neste ano ocorrerá em 29 de novembro (sexta-feira). Serão nas mesmas lojas das principais redes de comércio varejista da área central e do Suzano Shopping que já passaram por duas vistorias em setembro e neste mês. A ação tem por objetivo evitar práticas abusivas pelos fornecedores e educar o consumidor nesta data especial de ofertas.

De acordo com a diretora do Procon, Daniela Itice, faz parte do procedimento acompanhar a progressão de preços em itens eletrodomésticos, como fogões, geladeiras, máquinas de lavar, micro-ondas, smartphones e outros produtos bastante procurados neste período. A última ação ocorreu em 13 de novembro (quarta-feira).

Nas visitas, o órgão também orienta os gerentes dos estabelecimentos sobre as oscilações e trata sobre as possíveis consequências caso os falsos descontos lesem o consumidor. À propaganda enganosa cabe autuação e multa e o valor depende do faturamento de cada local. Neste ano, foi verificada uma pequena variação nos valores de produtos em alguns locais, em torno de 15%, para mais ou para menos.

Esse acompanhamento nas lojas também foi realizado no segundo semestre de 2018. Na edição passada não houve nenhuma notificação ou multa. Daniela acredita que a operação inibe possíveis irregularidades. “O comércio sabe que tem um Procon atuante e este é um motivo a mais para se preocupar em não cometer nenhum tipo de fraude ou abuso. A ideia não é sair multando a todos. O objetivo principal é educar o lojista e o consumidor para que ambos saiam satisfeitos”, disse.

É importante que o público faça pesquisas minuciosas sobre o produto de seu interesse para que aproveite promoções realmente vantajosas e reais. Consumidores que queiram apresentar queixas sobre más práticas de comércio e serviço, relacionadas ou não à Black Friday, podem procurar o Procon de Suzano, localizado na rua Baruel, 126, no centro. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, e o telefone de contato é o (11) 4744-7322.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias