Envie seu vídeo(11) 4745-6900
segunda 17 de janeiro de 2022

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 15/01/2022
COVID CENTRO MÉDICO
Centro médico influenza
Cultura

Projeto Arte Pública revitaliza muro de templo budista de Suzano

Instituição do centro da cidade recebeu intervenção artística de grafiteiro suzanense

Por de Suzano02 AGO 2021 - 14h14
Projeto Arte Pública revitaliza muro de templo budista de SuzanoFoto: Wanderley Costa/Secop Suzano

O Projeto Arte Pública, da Secretaria de Cultura de Suzano, realizou na última semana a entrega de um novo mural na cidade, desta vez no Templo Honpa Hongwanji, em trecho da rua Armando Salles de Oliveira, no centro. A pintura, de 36 metros quadrados, foi feita pelo artista plástico Fabiano Galdino. A iniciativa tem como objetivo revitalizar pontos da cidade e valorizar os artistas locais.

Após cerca de 15 dias de trabalho, o muro externo da lateral do espaço recebeu a imagem de um tsuru, ave que tem simbolismo importante para a tradição japonesa, representando a longevidade. A ocasião contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi; do chefe da pasta de Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto; do vereador Artur Takayama; do presidente do templo budista, Luiz Kagohara; e de demais diretores da instituição.

O projeto da administração municipal tem como objetivo a democratização das artes plásticas, disponibilizando-as em locais de fácil acesso para toda a população. A iniciativa envolve um grupo de artistas locais e de outras cidades do Alto Tietê. As artes apresentam manifestações criativas ligadas tanto à cultura urbana quanto ao patrimônio histórico e cultural de Suzano.

Coordenado pela artista plástica Aline Baliberdin, o Arte Pública já realizou intervenções em mais de 50 locais de Suzano desde 2017. Diversos espaços passaram a contar com obras de artistas plásticos e urbanos, como a Praça Cidade das Flores, a sede do Procon, o Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi, a Escola Municipal Antônio Marques Figueira e, recentemente, o muro que cerca a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

O titular da Cultura, o vice-prefeito Walmir Pinto, parabenizou o grafiteiro pelo excelente trabalho, uma homenagem que dialoga com as raízes e crenças deste templo tão tradicional da cidade. “Seguimos sempre com diálogo próximo com os profissionais para continuar estimulando as práticas e fomentando a cultura em Suzano. Fico feliz de acompanhar a entrega de mais um espaço recriado com mais cor e mais beleza”, disse.

Para o chefe do Executivo, o projeto tem colocado o município em um lugar de destaque nas ações de muralismo em todo o País. “Este é um trabalho extremamente importante, tanto para a valorização de nossos artistas, que têm um potencial enorme e merecem o devido reconhecimento, como para levar a arte para onde o público está. As pinturas estão localizadas em espaços com fluxo constante de pessoas, com isso garantimos o acesso da população às intervenções artísticas e renovamos as paisagens de Suzano”, concluiu.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias