O projeto Família Paulista entrou em vigor ontem após ter sido sancionado pelo prefeito Paulo Tokuzumi (PSDB). O plano vai beneficiar 2.118 famílias em situação de extrema pobreza na cidade suzanense, em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
O objetivo principal do projeto é lutar contra a pobreza, promovendo mobilidade e desenvolvimento social no município. Entre as ações a serem realizadas, estará qualificação profissional, estratégias de melhorias na habilitação das famílias, da infraestrutura dos territórios, entre outras.
"É nossa intenção beneficiar os suzanenses que se enquadram no perfil exigido. Para enfrentar as múltiplas privações das famílias em situação de extrema pobreza e promover o desenvolvimento social", esclarece o texto que define as diretrizes da lei em questão. Vale lembrar que o programa receberá dois repasses de R$ 3.200.122,50.
Para colocar em prática, as secretarias responsáveis, estudaram juntas, as principais necessidades que são enfrentadas no cotidiano das famílias. Entre as pastas estão a de Educação, Saúde, Desenvolvimento Econômico, Obras, Assuntos Urbanos e Assistência Social que é a coordenadora do projeto. Serão desenvolvidos dois eixos básicos: um, envolvendo o ciclo do trabalho do município; outro, o ciclo do trabalho com as famílias.
Conforme divulgado anteriormente pela Prefeitura, ao todo são 8.740 famílias que se encaixam nesta situação, com renda mensal menor ou igual a R$ 77 per capita. O projeto também foi lançado em outras duas cidades da região, em Ferraz e Poá.