quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 23/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Queda no movimento em estacionamentos chega a 80% com pandemia

Pandemia tem causado prejuízos a diversos setores da economia local

03 junho 2020 - 10h47Por Daniel Marques - de Suzano
A redução no fluxo de carros nas ruas por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) tem refletido no movimento em estacionamentos particulares de Suzano. Em alguns casos, a queda foi de 80% no número de veículos deixados nestes locais.
 
São vários fatores que têm influenciado na queda deste número. Entre eles, o comércio fechado na região central e a necessidade de se economizar durante uma crise não só sanitária, mas financeira.
 
Eder Alves é proprietário de duas unidades do estacionamento News Park. Uma delas foi fechada há dois meses e reaberta na última semana. Ela fica na Rua Baruel, próximo a Prefeitura da cidade, e teve uma queda - de 40 estacionamentos por dia, para menos de 10.
 
Já a unidade da Rua Felício de Camargo conta com 120 vagas e viu a média de carros estacionando cair de 100 a 110 veículos, para os 30 atuais.
 
"O de baixo (Felício de Camargo) tem um pouco mais de movimento, porque fica próximo ao Hospital Santa Maria. Já o outro (Baruel), optei por fechar depois do início da pandemia", conta.
 
Na última semana, houve ligeiro aumento (10%) no movimento de veículos no estacionamento da Rua Baruel. Mesmo assim, Alves não sabe se vai mantê-lo aberto. Como em outros setores, a pandemia também tem atrapalhado donos de estacionamento, principalmente para manter funcionários.
 
"Estou me virando. Deixei os funcionários em casa e paguei uma boa parte do salário deles. Estou conversando com os proprietários e empurrando os aluguéis. Juntando os dois locais, custam R$ 22 mil. Os proprietários também entendem e sabem que o momento é difícil", afirma.
 
Assim como ocorrido nos estacionamentos de Alves, na Maggi Veículos a queda também foi de 80%. Lucia Souza é funcionária do local e diz que o número de carros que são guardados no terreno, em alguns dias, não chega a 10. "Temos outras rendas particulares que se somam ao estacionamento, e a gente se vira dessa forma. Se for depender só do estacionamento, não dá. Tenho cerca de 40 vagas e está difícil", conta Lucia.
 
Melhora
 
Entre a última quinta-feira (28) e sábado (30), houve aumento no movimento do estacionamento onde Lucia trabalha. Mesmo assim, ela diz que a situação segue difícil.
 
"Antes da pandemia estava bom. Aí depois do início caiu bastante e no final da última semana, voltou a melhorar. Só que as pessoas não têm para onde ir".
 
"No começo, estava bem devagar e muitos estacionamentos estavam fechados. Só entrava quem era mensalista. Perdemos alguns neste período. Mas quando as pessoas começaram a sair mais para a rua, aumentou um pouco a quantidade de avulsos, mas ainda está bem devagar", conta uma funcionária que não quis se identificar. Ela trabalha em um estacionamento que fica na Rua Campos Salles, no Centro.

Deixe seu Comentário

Leia Também