quarta 24 de abril de 2024Logo Rede DS Comunicação

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 34,90 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 24/04/2024
Envie seu vídeo(11) 4745-6900
Cidades

Radares de Suzano passam por verificação de técnicos do Ipem

Aprovação de funcionalidade será validada após análise do Ipem em equipamentos na cidade

19 junho 2018 - 21h25Por Aline Moreira - De Suzano
Radares fixos de velocidades de Suzano passaram por inspeção do Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) do Estado de São Paulo na manhã desta terça-feira (19). Os equipamentos verificados pelos fiscais ficam localizados na Avenida de Mogi das Cruzes, altura do número 1.001 (em frente à faculdade Piaget); na Rua Major Pinheiro Fróes, altura do número 532 e na Avenida Jorge Bey Maluf, número 925. Hoje, uma nova verificação será realizada no radar da Rua Prudente de Moraes, altura do número 4.006 e 2.690. 
 
Conhecidos como "pardais", os radares detectores de velocidade garantem a boa funcionalidade do trânsito, principalmente em áreas com pontos maiores de acidentes (áreas escolares, industriais e Rodovias). Por isso a fiscalização é importante para manter sua funcionalidade em dia. O especialista em metrologia e qualidade do Ipem, Euler Tadeu Dorat, conta que cerca de 98% dos radares fixos são aprovados nas verificações anuais. 
"Muitos não apresentam problemas. Apenas os radares eletrônicos as vezes apresentam falhas, como um led quebrado ou o próprio equipamento danificado. Geralmente são essas coisas que reprovam um radar”, explica. 
 
A averiguação é válida por um ano e os técnicos só retornam se houver algum problema no equipamento ou recapeamento da pista, que pode interferir no resultado das análises feitas pelo radar. 
 
“Fazemos os primeiros procedimentos por aqui, como verificações metrológicas, exames visuais do aparelho e ensaio de medição. Fotos são tiradas para serem analisadas posteriormente. Por isso o serviço não é finalizado por aqui, tudo será analisado pelo Ipem, ou seja, as fotos que tiramos aqui são enviadas para o escritório responsável. Dessa forma serão analisadas e estando tudo correto, o certificado de aprovação é emitido, com validade de um ano”, ressalta. 
 
Vale destacar que se as fotos apresentarem qualquer divergências com o aparelho, o radar não é aprovado, desta forma a empresa responsável pelo equipamento é notificada a realizar outra verificação. Após o envio das fotos, o Ipem leva 24 horas para aprovar ou não o radar. 

Deixe seu Comentário

Leia Também