Envie seu vídeo(11) 97569-1373
quarta 30 de setembro de 2020

Assine o Jornal impresso + Digital por menos de R$ 28 por mês, no plano anual.

Ler JornalAssine
Jornal Diário de Suzano - 29/09/2020
ÚNICCO POÁ
Pmmc Sarampo
SOUZA ARAUJO
CENTRO MÉDICO CLUBE DS - TOPO

Ranking de sindicato: Suzano é a 66ª cidade mais limpa do País

12 AGO 2016 - 08h01

Suzano é a 66ª cidade mais limpa do País. O ranking foi divulgado pelo Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana (Selur) e classificou empresas com mais de 250 mil habitantes. A classificação foi feita por meio do Índice de Sustentabilidade de Limpeza Urbana (Islu). A cidade obteve um índice de 0,635.

A primeira colocada no ranking foi Santos, com um índice de 0,737. Além de Suzano, Poá foi analisada e ficou com índice de 0,667, mas não foi classificado no ranking geral com as 50 melhores cidades do País. O município suzanense ficou à frente de grandes municípios como Fortaleza, Florianópolis e Porto Velho.

Para calcular o índice foram considerados quatro aspectos: engajamento do município (relação entre a cobertura dos serviços prestados e indicadores sociais), sustentabilidade financeira (garantia de custeio dos serviços), recuperação de recursos coletados e impacto ambiental.

ESTUDO

A pesquisa foi criada para que os serviços de limpeza pudessem ser avaliados sob a ótica do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituído em 2010. O índice foi criado a partir de um modelo estatístico avaliado, testado e balizado para mais de 3,5 mil municípios brasileiros que possuem informações disponibilizadas no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).

O Islu é um "termômetro" que visa a medir a aderência da gestão de uma determinada cidade às premissas do plano. Cada dimensão caracteriza os principais aspectos da implementação da política nos municípios. A cidade é avaliado de acordo com uma pontuação, que varia de zero a um: quanto mais próximo de um, maior é a aderência do município ao PNRS.

Leia Também

Últimas Notícias

Ver Últimas Notícias